[Talk-br] Importação de Municípios - Fronteiras entre SP e PR

Claudomiro Nascimento Junior claudomiro em claudomiro.com
Quinta Agosto 6 09:55:17 BST 2009

Vitor, Aun,

Acabei me convencendo que importar os dados primeiro para o PostGIS
podia facilitar o trabalho e realmente as queries espaciais que ele
permite podem tornar boa parte do trabalho mais fácil.

Porém acho que os dados de fronteira precisar ser ajustados. Por algum
erro de arredondamento (ou nos dados originais do IBGE ou na hora de
extração do Shapefile) as fronteiras entre SP e PR (SP e MS tambem com
o mesmo problema) não se "tocam" apesar de estarem com a distância
"igual" a zero.

Se vcs puderem confirmar isso importando o arquivo inteiro do Brasil e
rodando a query abaixo para mim eu agradeceria.

select t1.nome_munic as mun1, t2.nome_munic as mun2, t1.sigla as
estado_1, t2.sigla as estado_2, ST_Distance(t1.the_geom, t2.the_geom),
       touches(t1.the_geom, t2.the_geom)
from municipios t1, municipios t2
where t1.gid != t2.gid
	and t1.nome_munic = 'Cananéia'