[Talk-br] Dúvida no desenho das vias

Samuel Vale srcvale em minaslivre.org
Sábado Dezembro 12 19:36:37 GMT 2009

Em Sáb, 2009-12-12 às 16:12 -0200, Flávio Henrique escreveu:
> Olá pessoal! Boa tarde!
>

> Fiquei intrigado com o projeto Brasil 250 Cidades e resolvi
> participar.
> Minha intenção é melhorar as rotas que passam por Goiânia (cidade onde
> moro) e Brasília (cidade onde trabalho).

Olá Flávio, seja bem-vindo.

> Analisando as vias (BR-153 e BR-060) que ligam as duas cidades notei
> algumas coisas que preciso perguntar antes de sair alterando:
>

> 1) quando a via é duplicada, há a necessidade de desenhar duas vias?
> uma indo e outra voltando? vi isso e achei estranho.

Sim, creio que o padrão é traçar vias independentes.

> 2) quando a via cruza o limite de duas cidades, mas não tem seu nome
> alterado (por exemplo BR-153), há a necessidade de dividir a via? não
> se pode fazer merge nas duas?

Não é necessário dividir, a menos que ela mude alguma característica,
como se tornar uma ponte, ou entrar num viaduto. Nesse caso, ela fica
dividida para para ganhar etiquetas adequadamente. Creio que rodovias
longas costumam ficar divididas em segmentos para facilitar edição (não
encontrei algo que diga algo a respeito).

> 3) onde encontro o significado (consequências) das tags?

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Map_Features

Abraço,

--
Samuel Vale <srcvale em minaslivre.org>