[Talk-br] Preocupação com dados do IBGE

Vinicius Depizzol vdepizzol em gmail.com
Sábado Fevereiro 28 19:09:51 GMT 2009

Olá.

Vi nas últimas horas alguma parte da importação dos dados do IBGE,
especificamente no Espírito Santo, e fiquei bastante preocupado.

Pelo que percebi, a precisão dos dados é muito baixa, e coloca em
questão a segunda "regra de ouro" do OpenStreetMap --- "Accuracy is
important - only map places you've been" (ou "Precisão é importante --
mapeie somente lugares por onde você já passou").

Peguei por exemplo a estrada que mapeei de Ibiraçu (ES) a Governador
Valadares (MG) no mapa[1]. A estrada sinuosa foi por onde eu passei. A
estrada vertical ao lado saiu da importação do IBGE. Dá para ver
claramente a completa diferença entre a precisão de uma e outra. Além
disso, a importação substituiu aos valores da tag highway de "trunk"
para "primary" das estradas. Uma rodovia federal como aquela
supostamente deve ser classificada como trunk.

Importar dados de divisões municipais, localizações de cidades e rios
diretamente do IBGE pode ser interessante, porque precisão não é um
fator importante. Agora, para rodovias e outros pontos, precisão,
IMHO, é definitivamente importante e precisa ser levada em
consideração. Eu não gostaria que o OSM virasse um Google Maps da vida
que tem suas estradas todas tortas.

Eu me pergunto se vale a pena ter um mapa maior mas com pior qualidade.

[1] http://matt.sandbox.cloudmade.com/?zoom=12&lat=-19.59265&lon=-40.51348&layers=B0

Muito obrigado e até mais!

--
Vinicius Depizzol <vdepizzol em gmail.com>
http://vinicius.depizzol.com.br