[Talk-br] Proposta de Portal OSM-Brasil

Vitor George vitor.george em gmail.com
Quarta Janeiro 28 13:42:46 GMT 2009

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês uma idéia que tive para tentar aumentar a
participação de voluntários do Brasil para o OSM.

Como falei em outro email, acredito que temos que trabalhar para ficar mais
amigável para um potencial colaborador conhecer e participar do projeto.

O wiki do osm que utilizamos atualmente não é suficiente para isso, tendo em
vista que ele está em inglês e que para achar o "portal wiki" brasileiro é
preciso penar um pouco. Além disso, esta lista não é nada fácil de encontrar
para um usuário não-geek.

O que quero propor é criarmos um portal que tenha como objetivo dar suporte
à comunidade brasileira de mappers. Este portal estará 100% em português e
proverá um fórum web para dicussão, como o pessoal do portalgps.com.br faz.
Neste portal penso em hospedar artigos e, se possível, screencasts sobre
edição de mapas.

O wiki do osm continuará funcionando para registrar o que tem sido feito e
esta lista continuará como um canal de comunicação.

Minha idéia é hospedar este portal na Incubadora da Fapesp (
http://incubadora.fapesp.br/), onde é possível utilizar o Plone, que é um
software muito bom de gerenciamento de conteúdo, e o Ploneboard, que é uma
extensão do Plone para fóruns web.

Penso também em registrar um domínio .org em Português para criar uma
"marca", e assim conseguir uma maior disseminação na web brasileira.

O que acham?

Vitor

PS: Aqui está um exemplo de forum no plone:
http://won.incubadora.fapesp.br/portal/forum