[Talk-br] Proposta de Portal OSM-Brasil

Samuel Vale srcvale em minaslivre.org
Quinta Janeiro 29 15:46:10 GMT 2009

Em Qui, 2009-01-29 às 10:26 -0200, Vitor George escreveu:
> o arlindo já registrou o mapaslivres.org, e parece que funciona.
>
> conversando com ele ontem, nós decidimos registrar com este nome
> porque parece mais direto (para leigos) do que openstreetmap. mas nada
> impede que registremos este também.
>
> vamos colocar um drupal com forum, ou talvez drupal + phpbb. não nos
> animamos muito a colocar na incubadora depois que vi que o ploneboard
> é extremamente lento.
>
> conforme alguém comentou recentemente, não podemos sobrepor o função
> do wiki do osm. temos que fazer deste portal o que o próprio nome diz,
> [...]

Pessoal, um fórum web não é redundante com esta lista? A lista cumpre
bem o papel de comunicação entre o pessoal que colabora, e o wiki cumpre
bem o papel de publicação de conteúdo.

O fórum é um meio termo entre a lista e o wiki, vai acabar desviando os
esforços de documentação que existem no wiki, e fragmentar a comunicação
dos colaboradores que utilizam a lista. Eu voto contra um fórum web e
sou a favor de:

- lista talk-br, para comunicação;
- wiki, para documentação de conteúdo;
- página com um mapa, com cara de produto, no mapaslivres.org;
- página do projeto local visando direcionar novatos, apontar para os
recursos existentes, em algo como openstreetmap-br.org (ou algo
parecido);

Se chegarmos a conclusão que um cms é necessário (creio que páginas html
simples com um bom design seria apropriado), apoio o Drupal em
detrimento ao Plone (muito lento :().

Abraço,
Samuel