[Talk-br] Mapeando número de endereços e CEP em São Paulo

Ricardo Padilha ricardospadilha em gmail.com
Quarta Julho 15 15:04:43 BST 2009

Esclarece uma coisa que eu não entendi: a informação dos números seria
colocada na própria linha da rua? Porque se esse for o caso, eu
consigo imaginar uma série de problemas que inviabilizariam essa idéia
(por exemplo quando os números não estão corretamente alinhados em
ambos os lados da rua, etc).

Eu acho o esquema de Karlsruhe bastante consistente e coerente:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/House_numbers/Karlsruhe_Schema

Para a numeração de blocos eles colocam os números em uma linha
paralela à rua (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/House_numbers/Karlsruhe_Schema#Using_interpolation_to_mark_many_houses_along_a_way).

Usar uma linha separada tem várias vantagens, como por exemplo separar
os 'layers' de ruas e números, sendo que ambos podem ser processados
separadamente, e portanto pode ser iterativamente melhorados. O único
inconveniente é que tem que criar linhas extras. Fora isso, as linhas
paralelas à rua preenchem todos os requisitos que enumerastes.

De qualquer maneira, não devemos mexer no sentido das ruas. Essa
informação é crítica para vias marcadas com 'oneway=yes', e portanto
seu comportamento e semântica já estão definidos. Tentar mudar o
significado do sentido de rodovias seria uma mudança que é
completamente incompatível com aplicativos que já existem e fazem uso
dos mapas.