[Talk-br] Mapeando número de endereços e CEP em São Paulo

Julison julisonbr em gmail.com
Quinta Julho 16 02:44:12 BST 2009

Pessoal,
concordo plenamente com o exposto por vocês, com relação à numeração. E
olhando o exemplo que o Arlindo passou, no e-mail anterior, fica bem
interessante a visualização da numeração.

O que quis dizer é que esse método, apesar de funcionar muito bem, é muito
trabalhoso. Em quanto tempo teremos um mínimo decente de ruas com numeração
nas ways? Por mais que sejamos otimistas, todos nós sabemos que isso vai
demorar um bom tempo.

Enquanto isso, será impossível uma roterização básica por endereços com
números, o que, na minha opinião, reduz a atratividade do OSM.

Acho que não me expressei bem quando disse sobre a inversão dos sentidos das
ruas. A idéia não é "bagunçar" o que já se tem. Quando sugeri a inversão de
um dos sentidos, quando via de mão dupla (ou inversão do sentido único),
quis dizer que utilizando a tag de inversão, o sentido da via permanece o
mesmo, porém é possível saber de onde ela parte (origem). Já fiz esse teste
em algumas vias de SP e funciona muito bem depois de renderizado. Ou seja,
uma via de dois sentidos continua tendo dois sentidos (mão dupla) e uma via
com sentido contrário à numeração continua sendo renderizada corretamente.

Respondendo à pergunta do Claudomiro sobre se todas as vias no Brasil tem a
numeração definida com base na distância em relação à origem, eu digo que a
maioria absoluta. As exeções ficam por conta de via de periferias onde a
numeração não obedece a nenhum critério e às vias dentro de condomínios, que
em muitos casos são numeradas sequencialmente. Fora isso, pode pegar
qualquer avenida que a numeração, aproximadamente, é a distância em metros
da origem da via. Na verdade, é assim que o Google e outros roteadores
online trabalham. Tanto que quando a numeração está fora de ordem, esses
roteadores apresentam resultados errados.

Minha sugestão foi no sentido de acelerarmos a adoção de uma alternativa à
numeração enquanto continuamos o trabalho de criar uma via adicional para a
numeração, que eu, novamente falando, concordo plenamente.

Julison.

Julison Mendonça.