[Talk-br] Mapeando número de endereços e CEP em São Paulo

Junior, Claudomiro claudomiro.junior em citi.com
Quinta Julho 16 13:09:39 BST 2009

Então o esquema de mapeamento não precisa ser mudado.

O que é preciso é um plugin para o JOSM que selecionada a rua, entre a codificação correta. O usuário poderia até marcar  aonde é o "centro" da cidade pra ele identificar qual é o sentido da numeração (que suponho, segue radialmente a partir do centro) e assim, indentificar tb os lados pares e ímpares.

Alguem se habilita? :-)

  _____

From: talk-br-bounces em openstreetmap.org [mailto:talk-br-bounces em openstreetmap.org] On Behalf Of Julison
Sent: quarta-feira, 15 de julho de 2009 22:44
To: OSM talk-br
Subject: Re: [Talk-br]Mapeando número de endereços e CEP em São Paulo

Pessoal,

concordo plenamente com o exposto por vocês, com relação à numeração. E olhando o exemplo que o Arlindo passou, no e-mail anterior, fica bem interessante a visualização da numeração.

O que quis dizer é que esse método, apesar de funcionar muito bem, é muito trabalhoso. Em quanto tempo teremos um mínimo decente de ruas com numeração nas ways? Por mais que sejamos otimistas, todos nós sabemos que isso vai demorar um bom tempo.

Enquanto isso, será impossível uma roterização básica por endereços com números, o que, na minha opinião, reduz a atratividade do OSM.

Acho que não me expressei bem quando disse sobre a inversão dos sentidos das ruas. A idéia não é "bagunçar" o que já se tem. Quando sugeri a inversão de um dos sentidos, quando via de mão dupla (ou inversão do sentido único), quis dizer que utilizando a tag de inversão, o sentido da via permanece o mesmo, porém é possível saber de onde ela parte (origem). Já fiz esse teste em algumas vias de SP e funciona muito bem depois de renderizado. Ou seja, uma via de dois sentidos continua tendo dois sentidos (mão dupla) e uma via com sentido contrário à numeração continua sendo renderizada corretamente.

Respondendo à pergunta do Claudomiro sobre se todas as vias no Brasil tem a numeração definida com base na distância em relação à origem, eu digo que a maioria absoluta. As exeções ficam por conta de via de periferias onde a numeração não obedece a nenhum critério e às vias dentro de condomínios, que em muitos casos são numeradas sequencialmente. Fora isso, pode pegar qualquer avenida que a numeração, aproximadamente, é a distância em metros da origem da via. Na verdade, é assim que o Google e outros roteadores online trabalham. Tanto que quando a numeração está fora de ordem, esses roteadores apresentam resultados errados.

Minha sugestão foi no sentido de acelerarmos a adoção de uma alternativa à numeração enquanto continuamos o trabalho de criar uma via adicional para a numeração, que eu, novamente falando, concordo plenamente.

Julison.