[Talk-br] limites municipais: admin_level

Eduardo Habkost ehabkost em raisama.net
Sexta Julho 31 19:09:32 BST 2009

On Thu, Jul 30, 2009 at 02:54:36PM -0300, Ulf Mehlig wrote:
> Depois de um tempo dei uma olhada à tabela dos níveis administrativos de
> limites/fronteiras no Brazil:
>
> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:boundary
>
> Estou um pouco infeliz com a integração das micro- e mesoregiões, pois
>
>      1. pelo que eu saiba, não possuem alguma função administrativa (não
>         existe um "governo mesoregional")

Se eu me lembro bem, os níveis 5 e 7 estavam sem uso antes. Então
enquanto ninguém tentar mapear as regiões, bastaria ignorar que os
níveis estão lá. Mas concordo que as micro- e mesoregiões não são
administrativas.

>      2. deixam os outros limites em níveis não-adequados (um município
>         como Altamira no Pará não se compara com uma "Gemeinde" -- parte
>         uma cidade ou uma vila com própria administração -- na Alemanha,
>         só para dar um exemplo)

É uma coisa difícil de se comparar: uma cidadezinha pequena do interior
também não se compara com a cidade de São Paulo, mas ambos são
municípios. Os níveis administrativos de cada país são tão difíceis de
comparar com precisão, que acho que é por isso mesmo que a divisão é
numérica e cada país tem o seu esquema.

Porém, eu não sei se entendi totalmente a sua questão: você discorda que
os municípios brasileiros estejam no nível 8? Eu acho o nível 8
adequado, ao comparar com outros países na tabela.

> Acredito que deveríamos ficar com os níveis administrativos mesmo, que
> são a) Estado Federal b) Estados c) municípios, se não me engano ...

Eu acho que os outros níveis são úteis. Por exemplo, pode não existir um
"governo da região centro-oeste", mas é uma divisão "oficial" e útil,
visível em muitos mapas.

As regiões metropolitanas também, são definidas por lei estadual[1], e
são divisões úteis para um mapa.

[1] Segundo a Wikipedia, pelo menos.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%B5es_metropolitanas_do_Brasil

--