[Talk-br] Classificação de rodovias

Ulf Mehlig ulf.mehlig em gmx.net
Sexta Março 6 20:58:31 GMT 2009

Nas cidades não tem primary etc. ... Se a rua é reservada ex. para
carro, e se não tem acesso para pedestre etc. (quer dizer, tem todas as
características de um "motorway" _fora_ da cidade, que por acaso
atravessa a cidade), acredito é nada errado especificar motorway etc.,
mas as ruas "normais", mesmo com pista dupla, seriam "unclassified".
Ruas sem dominância de lojas, prédios altos, comércio etc. seriam
"residential" (e aquelas onde criança pode brincar na rua sem correr
risco de ser atropelados, "living_street"). Pelo menos é usado assim
fora do Brasil. As palavras "primary" etc. vem da classificação oficial
de estradas na Inglaterra, e não deveriam ser traduzidos 1:1 ao
português ...

E como já escrevi anteriormente, além do estado físico, a função
(ligando cidades, vilas, vilarejos ...) importa, então pode ter (em uns
casos) estradas tipo "secondary" (ou até "primary"?) sem asfalto. Quando
existe canteiro central, deveríamos digitalizar dois ways com
"one-way=yes", independentemente se se trata de uma "residential" ou um
"motorway".

Ulf