[Talk-br] Organização

Bráulio Bezerra da Silva brauliobezerra em gmail.com
Domingo Novembro 1 01:12:39 GMT 2009

Boa noite pessoal,

Estava aqui pensando comigo mesmo algumas coisas. Temos pouca gente
ajudando. Ninguém, obviamente, pode se dedicar tanto ao OSM e ajudam do
jeito que dá. Consequência: falta de comunicação e organização. O assunto do
dinheiro e da ONG parece que está em stand by, por exemplo (não os culpo,
claro, pois todos temos obrigações).

Então eu acho que nos falta um pouco de organização. Não é que a coisa não
esteja andando. Eu pessoalmente estou muito feliz com o nosso andamento (as
fronteiras dos estados estão ficando ótimas de se ver :D). Porém, o que
estamos fazendo é uma coisa grandiosa, e é só olhar para o tamanho do Brasil
pra ter uma idéia de onde nos metemos :P. Eu que não fiz quase nada
comparado a outros já estou muito orgulhoso do que fiz (principalmente
porque foi divertido e interessante fazê-lo [1] e [2]). Mas, por exemplo,
deveríamos saber melhor como as coisas estão andando, como vão os estados,
as capitais e as maiores cidades, as importações, etc..

Com esse tipo de organização (feita no Wiki, provavelmente) tudo seria
facilitado. Seria bem mais fácil ver como as coisas estão andando, onde
temos problemas, onde concentrar esforços. Ver o progresso seria uma boa
motivação. Poderíamos também ter uma separação de tarefas, quem sabe. Além
disso, seria mais fácil atrair pessoas e dar credibilidade ao OSM Brasil
frente à mídia e às possíveis fontes de dados se tudo estiver bem
organizado, mesmo que haja mais planos do que coisas concretas. Lembrando
que se a ONG for pra frente, teremos como consequência uma organização
melhor, mais central.

Bem, toda essa conversa mole é só pra dizer que eu vou me dedicar a
organizar (mais) o Wiki, tentando facilitar a nossa vida. Espero honrar o
que estou prometendo fazer :P

ps.: eu fiz uma tabela [3] (que está vazia, por enquanto) com algumas
métricas de progresso. Sintam-se a vontade para preenchê-la.

[1] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/RN/Natal
[2] http://www.openstreetmap.org/?relation=301091
[3]
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil#Progresso_-_Estados_e_Distrito_Federal