[Talk-br] Apresentação

Fernando Caldas fernandoccaldas em gmail.com
Sexta Novembro 27 21:06:25 GMT 2009

Olá pessoal.

Cheguei a essa lista por indicação da lista OSGEO, quando perguntava por
transporte público. Comecei na área de mapas em 2007 com as APIs do
googlemaps, onde desenvolvi algumas coisas, como testes. Mapas de foco da
dengue, perímetros da cidade de Duque de Caxias, alguns bairros, alguns
itinerários de onibus com suas paradas. Desenvolví alguns aplicativos para
traçar rotas, áreas e seus perímetros, distância entre pontos, shapes e tudo
que as APIs do googlemaps nos proporcionam.
Ao esbarrar em algumas restrições e contradições em sua política de uso, no
caso do GTFS do transporte público, resolví mudar de ferramentas e direção,
no intuito de criar soluções para minha cidade.
Adianto que não conheço nada do openstreetmap e nem sei como inserir layers
em seus mapas. Mas gostaria de começar logo, pois tenho milhares de
coordenadas entre perímetros e rotas para contribuir com o openstreetmap.
Ao me referir ao GTFS, não tenho nada contra pois ele está se tornando uma
unanimidade no mundo, por ser fácil e rápido de se processar. No UK onde se
usa o padrão TransXChange  ( http://www.dft.gov.uk/transxchange/index.htm )
como base de dados, já estão "migrando" para o GTFS, e alguns países da UE
estão acompanhando também.
Aqui no Brasil pelo visto a tendência também é essa. Mas exemplos de como
estão sendo feitos (nomenclaturas), é que é um "grande mistério", pois nada
é revelado nas listas de discussão relativas ao assunto.
Acompanhei a iniciativa da colega Maira ( WikiProject Brazil/Transporte
publico ) e achei interessante a solução por ela dada, acho um bom caminho.

Gostaria de parabenizar o trabalho feito em Natal e a iniciativa de todos os
participantes do grupo.

Abraço a todos e espero participar ativamente.

--
Fernando Caldas
www.queonibuseupego.com.br