[Talk-br] Importação IBGE - Municípios de SC

Rodrigo de Avila rodrigo em avila.eti.br
Terça Outubro 20 12:01:11 BST 2009

André Marcelo Alvarenga escreveu:

> Verifiquei o mapa e constatei que algumas cidades ficaram com o nome
> duplicado, acho que não em decorrência da importação, mas porque já
> haviam sido criadas anteriormente. Deve-se manter as decorrentes da
> importação do IBGE e excluir a anterior? Ex: Penha.

O 'Penha da Esquerda' é um ponto colocado por um usuário, enquanto o
'Penha da Direita' veio de dados do IBGE. Deve-se manter o do IBGE (até
porque, como dá pra ver em http://osm.org/go/M_N8K66?relation=296549 o
da esquerda está fora do polígono do município.

> Outra constatação que fiz foi que, dependendo do zoom aplicado,
> algumas cidades duplicam o nome (Blumenau, por exemplo), mas quando
> uso o JOSM ou o Potlatch um deles não aparece (o Blumenau maior eu
> havia criado anteriormente, porque não havia nenhum nome antes da
> importação dos dados do IBGE).
>
> http://www.openstreetmap.org/?lat=-26.9022&lon=-49.0854&zoom=14&layers=B000FTF

Deu pra ver neste exemplo que o 'Blumenau Maior' é um ponto que foi
colocado pelo usuário 'alvarenga' (você?), e o 'Blumenau Menor' é
desenhado pelo Mapnik em um ponto quase central ao pol'igono do
município (você pode enxergar o polígono todo em
http://osm.org/go/M_NH1Z8-?relation=296522 )

Agora, o que percebi é que este município não tem um ponto com tag
'source=IBGE', com dados de população e tal... onde ele foi parar?

> Outras cidades, como por exemplo Itajaí, não houve importação com as
> informações do IBGE (ao menos aparentemente não).
>
> O que define a tag place? O número de habitantes? Ela também é
> responsável pelo tamanho do nome da cidade que fica visível, certo?

Assim como Blumenau, Itajaí não tem o 'Ponto do IBGE'. Neste caso,
apenas quem fez o import dos dados vai poder ver o histórico, pra saber
o que aconteceu com ele.

--
Rodrigo de Avila
Analista de Desenvolvimento

+55 51 9733.3488 . rodrigo em avila.eti.br <mailto:rodrigo em avila.eti.br> .
www.avila.eti.br <http://www.avila.eti.br>