[Talk-br] Verba para ser usada pelo Projeto OSM no Brasil

Giovani Ferreira jova2.linux em gmail.com
Terça Outubro 27 10:22:05 GMT 2009

2009/10/26 catdevrandom <groups em catdevrandom.com>:

> Acho que por um lado faz sentido pensar em fazer o projeto crescer
> antes de criar uma associação no papel. Por outro, a criação de uma
> associação com objetivos claros pode ajudar no crescimento do projeto,
> já que formaliza a atividade e viabiliza atividades que possam
> eventualmente tornar-se auto-sustentáveis, como o já citado aluguel de
> GPS e eventualmente contribuições de associados. Pode ficar mais fácil
> conseguir patrocínio para eventos, ganhamos credibilidade junto a outras
> entidades, às escolas, e por aí vai.

> [...]

Estive falando com um amigo meu que é presidente de uma entidade sem
fins lucrativos que foi constituida este ano. Segundo ele o
procedimento para se constituir uma entidade são esses mesmos que o
catdevrandom mencionou e ele me disse também que os custos gerais para
preparar toda essa papelada ficou em torno de R$ 200,00 (tudo,
cartório, contabilidade, taxas...) e uma outra coisa que ele comentou
é que não é necessário contratar um contador direto, apenas o
contratamos para realizar os serviços quando necessário por exemplo na
época de informar a RAIS. É necessário manter um livro caixa e
documentar todas as movmentações financeiras para prestação de contas.
E quanto a sede não é necessária abrir uma sede de imediato,
precisa-se de um endereço sim, mas a sede não é necessário um ponto
comercial exclusivo para isso.

--

      Giovani Ferreira - Jova2
 E-mail:  jova2.linux em gmail.com

 GNU/Linux User: 337388     GPG ID: 9669DFFF
 Blog: http://jova2.wordpress.com