[Talk-br] Mais uma apresentação

Eliazer Kosciuk eliazerk em gmail.com
Terça Outubro 27 11:35:29 GMT 2009

Ola lista,

Uma apresentação rápida e algumas duvidas:
Sou Eliazer Kosciuk, Engenheiro Agrônomo, trabalho na Emater/RS como
Extensionista Rural, e tenho me envolvido na área de geoprocessamento. Foi
através deste envolvimento que acabei conhecendo o OpenStreetMap e, por
tabela, a lista Talk-br.

Estou mapeando o município onde moro, e também as regiões ao redor do mesmo
(http://osm.org/go/M8hUiEY--)
Tenho usado o OSM2GO no n810, o que me facilita o trabalho, pois traço as
rotas, edito o mapa e envio para o OSM diretamente. Para trabalhos locais é
tranquilo, mas quando abrange viagens maiores já enfrento problemas, pois
acaba saindo fora da área que posso abranger em um mesmo projeto, então
estou tentando aprender a usar o Maemo Mapper para traçar as rotas e depois
importá-las para edição o próprio OSM.

E é do Maemo Mapper  que vem a minha primeira dúvida: alguém aqui da lista
tem (ou conhece) o link do repositório de onde posso baixar os mapas do OSM
para usar no Maemo Mapper? Não estou encontrando em lugar nenhum :(

Outra dúvida que eu tenho é quanto as convenções para o uso nas estradas e
ruas: tenho muito interesse em mapear também as estradas "vicinais", que
percorrem o interior do município. Geralmente são estradas de chão batido, e
tenho classificado elas como terciarias. Não sei se está correto, mas segue
uma lógica em relação ao que já está presente no mapa da região (BRs como
primárias, rodovias estaduais como secundárias, consequentemente estradas
municipais seriam terciarias?). Está correto este uso? Onde encontro um guia
com o padrão que deve ser seguido ou que está sendo adotado?

Tenho muitas outras dúvidas, mas já é muita dúvida numa simples
apresentação... vou postando elas por aqui posteriormente.

Grato,

Eliazer Kosciuk
www.ideaplus.com.br