[Talk-br] Mais uma apresentação

Arlindo Pereira nighto em nighto.net
Terça Outubro 27 14:08:15 GMT 2009

Olá Eliazer, bem vindo!

2009/10/27 Eliazer Kosciuk <eliazerk em gmail.com>

> [...]
> tabela, a lista Talk-br.
>
> Estou mapeando o município onde moro, e também as regiões ao redor do mesmo
> (http://osm.org/go/M8hUiEY--)
> Tenho usado o OSM2GO no n810, o que me facilita o trabalho, pois traço as
> rotas, edito o mapa e envio para o OSM diretamente. Para trabalhos locais é
> tranquilo, mas quando abrange viagens maiores já enfrento problemas, pois
> acaba saindo fora da área que posso abranger em um mesmo projeto, então
> estou tentando aprender a usar o Maemo Mapper para traçar as rotas e depois

Cheguei a usar por um tempinho um N800 com GPS Bluetooth - o que dá no mesmo
que o N810. O OSM2Go funciona legalzinho, mas começa a ficar lento com
lugares muito densamente mapeados, o que era o caso na região que tentava
editar. Para adicionar uma rua ou outra serve de boa, mas
adicionar/modificar POIs num lugar com centenas deles é meio complicado.

> E é do Maemo Mapper  que vem a minha primeira dúvida: alguém aqui da lista
> tem (ou conhece) o link do repositório de onde posso baixar os mapas do OSM
> para usar no Maemo Mapper? Não estou encontrando em lugar nenhum :(

A instalação do Maemo Mapper já vem com a opção de baixar os mapas, ele
baixa sob demanda. É possível configurar uma janela maior, isto é, baixar
uma área maior, e que níveis de zoom.

> [...]
> ruas: tenho muito interesse em mapear também as estradas "vicinais", que
> percorrem o interior do município. Geralmente são estradas de chão batido, e
> tenho classificado elas como terciarias. Não sei se está correto, mas segue
> uma lógica em relação ao que já está presente no mapa da região (BRs como
> primárias, rodovias estaduais como secundárias, consequentemente estradas
> municipais seriam terciarias?). Está correto este uso? Onde encontro um guia
> com o padrão que deve ser seguido ou que está sendo adotado?

A ideia é essa mesmo, mas tendendo mais para a utilização, isto é, se uma
estrada municipal for muito mais "importante" (subjetivo, no sentido de
tráfego) que uma estadual, creio que ela deveria ser classificada num nível
maior.

> Tenho muitas outras dúvidas, mas já é muita dúvida numa simples
> apresentação... vou postando elas por aqui posteriormente.

Estamos aí pra isso ;)

[]s

> Grato,
>
> Eliazer Kosciuk
> www.ideaplus.com.br

Arlindo Saraiva Pereira Jr.

Bacharelando em Sistemas de Informação - UNIRIO - uniriotec.br
Consultor de Software Livre da Uniriotec Consultoria - uniriotec.com

Acadêmico: arlindo.pereira em uniriotec.br
Profissional: arlindo.pereira em uniriotec.com
Geral: contato em arlindopereira.com
Tel.: +5521 92504072
Jabber/Google Talk: nighto em nighto.net
Skype: nighto_sumomo
Chave pública: BD065DEC