[Talk-br] Membro novo dando oi e fazendo perguntas

Quarta Dezembro 8 10:29:39 GMT 2010

Olá Leandro, seja muito bem-vindo!

Em 7 de dezembro de 2010 22:23, Leandro Motta Barros
<lmbarros em gmail.com>escreveu:

> Olás,
>
> Comecei a colaborar com o OpenStreetMaps há pouco mais de um mês
> (muito divertido! :-) ) e hoje me inscrevi na lista. Comecei mapeando
> o câmpus da Unisinos (uma universidade daqui):
>
>   http://osm.org/go/M5vD@9hJ
>
> E agora estou trabalhando em outros locais pela minha cidade (São Leopoldo,
> RS):
>
>   http://osm.org/go/M5vMTYG
>
> (Sim, eu sou dos que gosta de mapear as coisas com detalhes, como
> prédios com números).

Sou assim também ;)

> Fiquei com algumas dúvidas em relação a como fazer certas coisas, mas
> vou começar só com duas perguntas para não abusar de vocês :-)
>
> 1. Notei que em algumas rotas já anteriormente mapeadas usavam "Rua" e
> "Avenida" por extenso, enquanto em outroas abreviavam para "R." e
> "Av." Existe alguma orientação quanto a qual forma é preferível?

Sempre por extenso. Aliás, se você ver lugares mapeados com "R." ou mesmo
sem nada, pode editar e consertar.

> 2. Sobre bancos (os de dinheiro, não os de sentar :-P): Pelo que
> entendo, tag "name" deve ser usado para indicar o nome da agência, e o
> "operator" para o banco em si ("Banco do Brasil", "Itaú"...)  O
> problema é que na renderização (Mapnik e Osmarender) o que aparece é o
> nome da agência, que me parece muito menos importante que o operador
> do banco. (Tenho três bancos em um raio de duas quadras que aparecem
> no mapa como "São Lepoldo", porque BB, Itaú e Banrisul resolveram dar
> o mesmo nome para as agências...) Enfim, estou fazendo a coisa certa
> ou entendi algo errado?

Pois é, isso é um problema da renderização. Você pode ignorar ou taguear
para o renderizador, o que seria colocar a tag operator correta e a tag name
como "Banco do Brasil - São Leopoldo" ou mesmo somente "Banco do Brasil" e
colocar o nome da agência numa tag note, agency_name ou o que valha.

Na realidade, a minha opinião é de que nesse o caso o campo operador é mais
importante do que o campo nome, porque o campo nome deveria ser o que você
vê no banner do estabelecimento, tipo assim:

amenity=bank
name=Itaú Personnalité
operator=Itaú

ou ainda um outro exemplo para ficar mais claro:

railway=station
name=São Leopoldo
operator=TRANSURB

> No mais, tenho procurado seguir as orientações da Wiki, mas se alguém
> notar alguma coisa muito feia que eu tenha feito, por favor me avise!
>
> Abraços,
>
> LMB
> (http://www.openstreetmap.org/user/LMBarros)

[]s