[Talk-br] Mapeando uma cidade a partir do zero

Samuel Vale srcvale em minaslivre.org
Quarta Dezembro 8 16:32:48 GMT 2010

On Sex, 2010-11-19 at 13:02 -0200, Goedson Teixeira Paixao wrote:
> Olá a todos.

Olá!

> [...]
>
> Pretendo, no final deste ano, visitar Guanambi[1], que é minha cidade
> natal. Como podem ver, atualmente temos apenas o ponto indicando onde
> ela está. Gostaria de aproveitar a oportunidade para começar a colocar
> a cidade no mapa e gostaria contar com comentários dos mais
> experientes a respeito.
>
> Possuo um Samsung Galaxy 5, que tem me ajudado nas minhas andanças por
> BH com o osmtracker-android[2] para fazer as minhas anotações. Por
> aqui, ele costuma indicar margem de erro do GPS de 2 metros a 8
> metros. Essa seria uma precisão aceitável para fazer o mapeamento das

Estou usando esse osmtracker também, e estou gostando. É muito legal
poder adicionar waypoints, notas de texto ou de voz enquanto está
capturando dados do local, além de poder ver como está a precisão da
captura.

> Qual a melhor forma de se mapear a cidade? Andar pelas ruas a pé? de
> carro? Passar mais de uma vez pelos mesmo lugares para ter mais
> amostras de dados? Enfim, gostaria que quem já fez um trabalho
> parecido comentasse para que eu possa usufruir do seu aprendizado e
> não cometer os mesmos erros. Apontamentos para páginas relevantes na
> Wiki ou em qualquer outro lugar também são muito bem vindos. Estou
> começando a ler [3] e [4].

Quando capturei pontos com um receptor de GPS a pé, a trilha apresentou
bastante ruído, ou variação. Se você ficar parado, vai notar que vai
capturar vários pontos dentro daquele raio de precisão. Outro problema
de fazer a pé é que é bem lento, não dá pra cobrir uma área grande.

De bicicleta, as trilhas ficam mais lineares e suaves. Acredito que o
receptor realize uma filtragem dos pontos calculados baseado no
deslocamento e velocidade, para melhorar a precisão (filtro de
Kalman?[5]). Tem a vantagem de poder passar nos centros das ruas, ao
contrário do mapeamento feito em automóveis. É provavelmente é a melhor
e mais flexível maneira.

Já de carro, o mapeador tem de enfrentar as limitações e restrições de
trânsito (de bicicleta não teria?). Também acho muito difícil de ser
feito sem um "navegador" para coletar eventuais waypoints no caminho. É
melhor para rastrear longos percursos, como rodovias e ruas
movimentadas. Outro detalhe que observei quando coletei pontos de carro
em rodovias é que a trilha tende a sair nas curvas que são feitas em
alta velocidade. Me parece que o filtro que comentei acima tende a abrir
a trilha, como se tivesse uma inércia. Isso fica visível quando a trilha
é colocada sobre uma imagem de satélite.

Já testei uma unidade "caseira" com o chipset u-blox 5, um Nokia 55xx,
um Wayfinder e um Motorola Milestone, e fora os tempos de inicialização
de cada um e a sua precisão, o comportamento da trilha gerada é
semelhante. Para todos os casos, passar mais de uma vez na via ajuda =D.

[5] http://en.wikipedia.org/wiki/Kalman_filter

Abraço,
--
Samuel Vale <srcvale em minaslivre.org>