[Talk-br] Uso do StreetView para mapear POIs

Djavan Fagundes djavan em comum.org
Quinta Dezembro 23 01:42:43 GMT 2010

Em Qua, 2010-12-22 às 23:10 -0200, Arlindo Pereira escreveu:
> Mas é expressamente proibido:
>

> http://maps.google.com.br/help/terms_maps.html
>

> Imagens fotográficas
>
> As imagens fotográficas disponibilizadas para exibição por meio do
> Google Maps são fornecidas sob uma licença não exclusiva e não
> transferível, para serem utilizadas apenas por você. Você não pode
> utilizar as imagens em nenhum ambiente comercial ou empresarial nem
> para nenhum fim comercial ou empresarial para você mesmo ou para
> terceiros.
>
> Você não pode copiar, fazer engenharia reversa, descompilar,
> [...]

Mas a questão que eu levantei não entra em nenhuma parte destas citadas
pelos termos.

Eu vou observar uma foto, que contém informações *reais* (de um bem
público), ou seja, que vão ser comuns caso eu passe na rua e colete via
minha câmera, papel, memória ou foto de terceiros. Não irei usar a
explicitamente as fotos ou dados inseridos no mapa. Vou no máximo, ver a
foto e confabular sobre alguma coisa, puxar na memória e depois inserir
no OSM.

Penso que estou fazendo usando a imagem da rua como mera "ajuda mental".

Agradeço o envio da thread da lista ES, bem interessante a discussão
deles, embora restrita em argumentos.

PS: Irei inserir um amigo com conhecimentos jurídicos na conversa
amanhã.

PS 2: /me achando uma boa discussão.

Djavan Fagundes