[Talk-br] Imagens de Satélite do CBERS 2B

Arlindo Pereira arlindo em clavis.com.br
Sexta Maio 14 17:51:34 BST 2010

"2.2 O acesso ao acervo de imagens CBERS por cidadãos e empresas
brasileiros e domiciliados no Brasil será feito em duas modalidades: ·
Acesso via Internet: não haverá cobrança de taxa para obtenção das
imagens. (...)

2.3 Para ter acesso ao acervo de imagens CBERS, conforme previsto no
item 2.2, o usuário deverá preencher um cadastro, sujeitando-se às
condições estabelecidas nesta Licença. O INPE se reserva o direito de
autorizar o acesso ao acervo de imagens CBERS. Este acesso só será
permitido a pessoas físicas que se encontrem em pleno gozo de seus
direitos civis e pessoas jurídicas que se encontrem em situação
regular perante a Fazenda Federal, Instituto Nacional da Seguridade
Social (INSS) e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

2.4 O cadastro a que se refere o item 2.3 incluirá dados sobre o
usuário e o tipo de aplicação a ser desenvolvida com as imagens CBERS.
O INPE se reserva o direito de solicitar aos usuários cadastrados
informações que permitam verificar o cumprimento dos termos da
presente Licença."

Eu acho muito louco essas licenças limitarem cidadãos brasileiros.
Quer dizer que se tivermos uma força tarefa para traçar as cidades com
essas imagens o Aun (por exemplo) não poderá ajudar? Meio esquisito
isso...

Talvez fosse o caso de entrar em contato com o INPE pedindo liberação
das imagens para contribuir com o projeto, tipo o que o pessoal do OSM
fez com a Yahoo!.

Deixando esses pormenores de lado, sim, acredito que uma source:CBERS
ou source:CBERS;INPE seja suficiente.

Arlindo Pereira
Analista de Segurança Grupo Clavis Segurança da Informação
http://www.clavis.com.br
+55 21 2210-6061
+55 21 2561-0867