[Talk-br] Imagens de Satélite do CBERS 2B

Ronaldo Maia mainha em gmail.com
Sexta Maio 14 18:48:23 BST 2010

2010/5/14 Arlindo Pereira <arlindo em clavis.com.br>:

> Eu acho muito louco essas licenças limitarem cidadãos brasileiros.
> Quer dizer que se tivermos uma força tarefa para traçar as cidades com
> essas imagens o Aun (por exemplo) não poderá ajudar? Meio esquisito
> isso...

Eu acho que o grande problema de usar as imagens CBERS é que o
satelite não é só brasileiro, ele também é da china. Deve ter algum
acordo entre os dois paises para o uso dessas imagens.

> Talvez fosse o caso de entrar em contato com o INPE pedindo liberação
> das imagens para contribuir com o projeto, tipo o que o pessoal do OSM
> fez com a Yahoo!.

Também acho uma boa idéia.

> Deixando esses pormenores de lado, sim, acredito que uma source:CBERS
> ou source:CBERS;INPE seja suficiente.

Pelo que eu entendi da licença do INPE, e de acordo com o FAQ [1] do
osm, o INPE considera imagens derivadas como sendo copyright deles, e
o osm não permite isso.

Mas acho que seria interessante confirmar com o inpe, ou mesmo
escrever uma proposta, mostrando os benefícios do osm e pedindo
permissão de uso.

[1] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/FAQ#I_have_geo-referenced_photography.2Fshapefiles.2Fwaypoints_for_my_area.2C_how_can_I_upload_them.3F

> []s
>
> --
>
> Arlindo Pereira
> Analista de Segurança Grupo Clavis Segurança da Informação
> http://www.clavis.com.br
> +55 21 2210-6061
> +55 21 2561-0867

Ronaldo Maia