[Talk-br] Mapeando uma cidade a partir do zero

Goedson Teixeira Paixao goedson em gmail.com
Sexta Novembro 19 15:02:00 GMT 2010

Olá a todos.

Estou começando a contribuir para o OpenStreetMap. Por enquanto, o
trabalho tem sido razoavelmente fácil, já que moro em Belo Horizonte e
o traçado das ruas está quase todo lá. Assim, o que tenho feito é
colocar nomes nas ruas por onde passo, adicionar alguns POIs, etc.

Pretendo, no final deste ano, visitar Guanambi[1], que é minha cidade
natal. Como podem ver, atualmente temos apenas o ponto indicando onde
ela está. Gostaria de aproveitar a oportunidade para começar a colocar
a cidade no mapa e gostaria contar com comentários dos mais
experientes a respeito.

Possuo um Samsung Galaxy 5, que tem me ajudado nas minhas andanças por
BH com o osmtracker-android[2] para fazer as minhas anotações. Por
aqui, ele costuma indicar margem de erro do GPS de 2 metros a 8
metros. Essa seria uma precisão aceitável para fazer o mapeamento das
ruas de uma cidade?

Qual a melhor forma de se mapear a cidade? Andar pelas ruas a pé? de
carro? Passar mais de uma vez pelos mesmo lugares para ter mais
amostras de dados? Enfim, gostaria que quem já fez um trabalho
parecido comentasse para que eu possa usufruir do seu aprendizado e
não cometer os mesmos erros. Apontamentos para páginas relevantes na
Wiki ou em qualquer outro lugar também são muito bem vindos. Estou
começando a ler [3] e [4].

Agradeço desde já qualquer ajuda que possam dar.

[1] http://www.openstreetmap.org/?lat=-14.235&lon=-42.7961&zoom=13&layers=M
[2] http://code.google.com/p/osmtracker-android/
[3] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Beginners%27_Guide
[4] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Map_Making_Overview