[Talk-br] Mapeando uma cidade a partir do zero

Ronaldo Maia mainha em gmail.com
Sexta Novembro 19 16:16:33 GMT 2010

2010/11/19 Goedson Teixeira Paixao <goedson em gmail.com>:
> Essa seria uma precisão aceitável para fazer o mapeamento das
> ruas de uma cidade?

Comprei um holux 1000-C, pois ví que era o que alguém aqui estava
usando. Não sei qual é a precisão dele, mas pelo que ví, ele guarda
essa informação no gpx que extraio dele. (hdop, vdop, pdop). Pelo que
eu ví do josm, ele mostra esses dados no editor, colocando o ponto que
foi registrado e um circulo da margem de erro. Para quem entende
melhor. É isso mesmo ou estou enganado?

> Qual a melhor forma de se mapear a cidade? Andar pelas ruas a pé? de
> carro?

Pelas experiências que tive, não gosto muito dos traces que faço
quando ando a pé. Como meu gps registra a posição com 1Hz, ficam
muitos pontos próximos e as vezes, parece que eu fiquei andando
bêbado. Eu costumo muito andar de bike com o gps, de carro, acho que é
sempre bom deixar o gps no painel, para ter uma boa 'vista' para o
céu.

> Passar mais de uma vez pelos mesmo lugares para ter mais
> amostras de dados?

Acho que é sempre uma boa idéia. Passando algumas vezes, dá para se
eliminar alguns erros que podem acontecer. Tente dar uma olhada em são
carlos, onde eu e mais um amigo temos vários traces.

http://osm.org/go/NqLvEG_h

Dá para ver que algumas vezes o caminho registrado fica bem longe do
real, acho que principalmente em locais com muitos prédios altos.

Uma coisa que eu tentei fazer outro dia, mas ainda não ví como
ficaram, foi ir tirando fotos de placas e pontos de interesse no
caminho, e depois usei um programa para 'casar' as informações do gpx
com a foto, baseado no timestamp. Não sei se o josm suporta isso, mas
o merkaator exibe as fotos nos locais.

> Apontamentos para páginas relevantes na
> Wiki ou em qualquer outro lugar também são muito bem vindos. Estou
> começando a ler [3] e [4].

uma aba que tenho sempre aberta é o
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Map_Features

> Agradeço desde já qualquer ajuda que possam dar.
>

> [1] http://www.openstreetmap.org/?lat=-14.235&lon=-42.7961&zoom=13&layers=M
> [2] http://code.google.com/p/osmtracker-android/
> [3] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Beginners%27_Guide
> [4] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Map_Making_Overview