[Talk-br] Novo Mapas Livres?

vitor vitor.george em gmail.com
Quinta Setembro 23 13:53:28 BST 2010

Olá pessoal,

Neste ano eu mudei um pouco a cara do mapaslivres.org, deixando o Fórum
PHPBB em segundo plano e dando um caráter mais "insititucional" ao
site. Acredito que isto trouxe uma visibilidade maior, e o @mapaslivres
alcançou 200 seguidores, apesar de eu não ter atulizado nada nos últimos
dois meses, por conta de uma viagem.

Eu ainda acho que devemos buscar uma ferramenta onde possa haver uma troca
de informações e experiências entre usuários iniciantes e avançados em
português, para fortalecer a comunidade no Brasil. Já vimos que um fórum
clássico não funciona, e eu acredito que isto se deve à existencia do
projeto proprietário Tracksource, que é bem mais antigo e já tem uma base de
usuários mais consolidada.

Eu acho que nós deveríamos investir algum esforço em uma ferramenta no
estilo "perguntas e respostas social" do Stack Overflow, como faz o
help.osm.org. Este help foi lançado recentemente e em dois meses já se
consolidou como um ótimo ponto de referência para usuários iniciantes e
avançados do OpenStreetMap.

Gostaria de avaliar com vocês a possibilidade de colocar no
mapaslivres.orgo OSQA ou o Shapado, que são as ferramentas abertas que
eu conheço, para que
haja uma referência em questões de OpenStreetMap, GPS e Open Source GIS em
português. Para isso, precisaria de ajuda com a parte de configuração e
talvez também com a tradução, pois não sei se estas ferramentas já estão
100% em português.

O que acham?

Abraços,
Vitor