[Talk-br] Incitação ao bugcídio

Leandro Motta Barros lmbarros em gmail.com
Terça Maio 3 13:53:01 BST 2011

Olás,

Temos regiões com muitos problemas de mapeamento, alguns dos quais
considero particularmente graves:

- Vias que no mundo real são fisicamente conectadas (cruzamentos ou
não), mas que não possuem um nodo em comum, que faça a conexão
"lógica" entre elas.

- Vias totalmente sem tags.

Sem essas coisas feitas direito, a utilidade dos mapas é drasticamente reduzida.

Pois bem, escrevo convidando a todos a periodicamente fazer edições de
remoção de bugs. A receita é simples:

1. Abra o Keepright! [1], e saia navegando (de preferência por regiões
que você conheça pelo menos um pouco) à procura de "nuvens densas" de
bugs.

2. Corrija o quanto conseguir destes problemas. [2]

3. Bônus: espie o histórico de edições dos objetos com problemas. Se
notarem que algum usuário ativo está cometendo esses erros
consistentemente, faça, gentilmente, contato com ele, explicando o
problema e como corrigi-lo. (Fiz isso com um usuário e ele foi
totalmente receptivo às sugestões.)

Eu segui essa receita em Porto Alegre. Passei vários meses fazendo
edições semanais de remoção de bugs [3], e, finalmente, dei o trabalho
por concluído no último domingo. (Ainda tem muita coisa "feia" por lá,
mas acho que o mais grave tá resolvido.)

Acontece que problemas similares existem em muitos outros lugares. Vi
isso em outras cidades do RS, tanto vizinhas de PoA quanto no interior
do Estado. Não subi além de Santa Catarina no Keepright!, mas não
demorei a achar cidades com *muitas* vias mapeadas sem tag algum.
Suspeito que haja problemas desse tipo por todo o país.

O email já está longo, mas preciso dar um argumento adicional: eu acho
que a tendência natural de nós pessoas é fazer as coisas "copiando".
Colaboradores novos do OSM tendem a "copiar" o estilo de mapeamento do
que eles já veem mapeado por outros. Ou seja, se deixamos esses bugs
como estão, eles vão se multiplicar à medida que mais gente começar a
participar do projeto. Pelo menos eu acho ;-)

Abraço a todos, bons mapeamentos e boa matança de bugs :-)

LMB

[1] http://bit.ly/95A2fc

[2] Notem que o objetivo é corrigir os problemas, não escondê-los. Por
exemplo, colocar "name=Escola" numa escola não corrige o problema; na
verdade, isso só o esconde, fazendo que ele seja ainda mais difícil de
ser resolvido de verdade. Da mesma forma, trocar um highway=road por,
digamos, highway=residential de uma região que não conhecemos é
trapaça :-)

[3] Se alguém quiser ter uma ideia dos "antes e depois", coloquei
alguma coisa aqui:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/User:LMBarros/POABugkilling . Notem
que o Keepright! ainda reporta muitos bugs, que são coisas que eu não
tenho como corrigir sem um "survey" prá valer. Muitos dos erros
apontados, inclusive, são tags de fixme=... que coloquei em várias
coisas altamente suspeitas que encontrei.