[Talk-br] INDE - Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

Edmar Moretti edmar.moretti em terra.com.br
Sábado Abril 14 18:17:07 BST 2012

A INDE é uma base de metadados. Cada instituição produtora cadastra seus
metadados em uma rede descentralizada. Cabe a cada uma dessas
instituições definir que tipo de uso pode ser feito dos dados e isso é
registrado nesses metadados que descrevem o dado em si.

Normalmente, a prática no governo é a de vetar o uso comercial, o que me
parece ser incompatível com a licença do OSM (?).

Sugeri a algumas pessoas do IBGE que fosse discutida a possibilidade de
inclusão no OSM da base de dados "Brasil ao milionésimo" que contém
rios, estradas e outros dados. A princípio houve uma reação positiva,
mas creio que para que isso avance seria necessário uma articulação
maior por parte dos usuários e incentivadores do OSM no Brasil. Acho
inclusive que deveria ser solicitada uma reunião com os responsáveis
pela INDE, mais especificamente do grupo de trabalho sobre cartografia
básica, para discutir a possibilidade de parcerias.

[]'s