[Talk-br] INDE - Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

Edmar Moretti edmar.moretti em terra.com.br
Sábado Abril 14 20:07:40 BST 2012

Qd os dados são produzidos pela própria instituição, cabe às instâncias
internas decidirem qual o licenciamento, tendo como base a legislação
vigente. O Decreto que instituiu a INDE exige o compartilhamento de
dados mas deixa a questão da licença em aberto. Esse Decreto foi um
avanço considerável, envolveu muita discussão dentro do governo e acabou
abrindo caminho para a lei dos dados abertos e a criação do grupo
responsável pela INDA (Infraestrutura Nacional de Dados Abertos).

Na época ficamos felizes em conseguir quebrar a resistência de muitos
setores que não aceitavam essa abertura. Agora precisamos avançar mais.

O passivo realmente é um problema já que os dados digitais produzidos
pelas instituições do governo foram sendo feitos sem muito cuidado com a
qualidade e documentação, o que leva muitas vezes à impossibilidade de
se usar um determinado dado já que não se sabe sua fonte.

[]'s