[Talk-br] Finalmente, dados da SPTrans abertos!

Robian rfrassi em yahoo.com.br
Quinta Agosto 9 23:08:29 BST 2012

Vitor,
Depois de uma  lida na lei de acesso a informação, percebo
que apenas existem três tipos de classificação referente a informações sob a
guarda do Estado, a saber:
1)  1) Informações pessoais: relacionadas
à pessoa natural identificada ou identificável.
2)2) Informações classificadas como
sigilosas: consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade (à vida,
segurança ou saúde da população) ou do Estado (soberania nacional, relações
internacionais, atividades de inteligência).
3) 3)      Informações públicas. Bem, no
meu entendimento e também da CGU,  informação pública é aquela que pertence a um
povo (coletividade). Não há de se falar em licença de uso dos dados, pois eles
JÁ  pertencem a você, a ele, a mim, ou
seja, a todos nós.

Perceba  que a própria lei estabelece como informação:
“Art.
3o  Para os efeitos deste Decreto,
considera-se:
-  informação - dados, processados ou
não, QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA PRODUÇÃO (grifo nosso) e transmissão de
conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;”

Agora, o melhor de tudo, veja o que diz o
próprio sítio oficial do Governo:
http://www.acessoainformacao.gov.br/acessoainformacaogov/perguntas-e-respostas.asp#2

10 -
E SE A PESSOA FIZER MAU USO DA INFORMAÇÃO PÚBLICA OBTIDA ?
                Nos
mais diversos países é consenso de que, ao constituir um direito básico, o
pedido não precisa ser justificado: aquela informação solicitada já pertence ao
requerente. O Estado apenas presta um serviço ao atender à demanda. De posse da
informação (que afinal, é pública), cabe ao indivíduo escolher o que fará dela.

abraços,
Trilhado