[Talk-br] busca por substrings do nome de rua

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Sábado Dezembro 22 10:43:59 GMT 2012

Olá José Antônio

bem vindo à lista.

Em janeiro deste ano passei por alguns questionamentos parecidos com o seu,
comparando Tracksource com OSM e acabei parando no OSM.

O Tracksource é um projeto antigo, acho que anterior ao OSM. A base deles é
muito mais completa do que do OSM-Brasil, não há qualquer discussão sobre
isto. Por isso pensei incialmente em contribuir com o Tracksource, mas
esbarrei em vários problemas.

O primeiro deles é a licença de distribuição deles, que é ND
(non-derivative). Me incomodou pensar em contribuir para um projeto fechado
onde os mapas não pudessem ser reaproveitados. Depois o software. Eles usam
um programa chamado Trackmaker para windows que, até onde eu sei, teve o
desenvolvimento abandonado há muitos anos. Esse trackmaker só cria mapas em
formato Garmin e mais nada. Não tem um aplicativo on-line nem nada. Eles
acharam um outro software que converte mapas Garmin para mapas Navitel, um
software russo (pago) que roda em Android e IPhone. O mapeamento deles é
altamente hierarquizado, com responsáveis por regiões que consolidam os
mapas e liberam versões novas mensalmente. Finalmente, também descobri que
eles tem usado Google Maps e Goolge Earth para importar dados, mesmo
sabendo que se trata de violação dos termos de uso da Google (tem um
roteiro na página deles, não é nenhum segredo). E os problemas do
Tracksource podem aumentar mais ainda no momento em que a Garmin resolver
mudar o formato dos mapas. Além do mais, a venda de unidades autônomas de
navegação GPS (Garmin, Tomtom) tem caído ano a ano, as pessoas tem
preferido investir em smartphones e tablets.

Aí eu conheci o OSM, como você mesmo verificou no Brasil o mapa ainda é
muito incompleto, mas ao menos seu uso não é restrito. Tem zilhões de
versões on-line, tem aplicativos para tudo que é navegador, smartphone,
tablet etc. As pessoas podem colaborar usando um simples navegador,
adicionando por exemplo um ponto de interesse ou então podem empolgar e
baixar o josm e mapear para valer.

Nunca na vida pensei em fazer mapas, hoje passo todo o meu tempo de folga
mapeando e acho muito divertido (cuidado, mapear vicia). O mapa do Brasil é
ainda é extremamente incompleto, mas é só uma questão de tempo para ficar
bom. O OSM tem uma vantagem importante: você pode trabalhar com um grande
número de pessoas e rápidamente melhorar a cobertura dos mapas. Você pode
engajar pessoas para adicionar POI ou nomes de ruas nas localidades em que
vivem sem que para isto elas tenham de instalar uma tonelada de programas,
basta abrir o navegador.

E quem sabe um dia desses o mapa OSM-Brasil chega neste nível:
http://osm.org/go/0GJWKu6-

abraço e bom final de semana

Gerald