[Talk-br] Notícias » Internet Foursquare troca Google Maps por OpenStreetMaps

vitor vitor.george em gmail.com
Segunda Março 5 18:58:39 GMT 2012

Cleber,

Trecho extraído da licença do Google Maps:

"(g) *No Use of Content without a Google Map.* You must not use or display
the Content without a corresponding Google map, unless you are explicitly
permitted to do so in the Maps APIs Documentation, or through written
permission from Google. For example, you must not use geocodes obtained
through the Service except in conjunction with a Google map, but you may
display Street View imagery without a corresponding Google map because the
Maps APIs Documentation explicitly permits you to do so."

Ou seja, se você obteve dados a partir dos mapas do Google, você só pode
utilizá-los sobre um mapa do Google.

Isto é o que acontece com o Wikimapia. Um monte de gente contribuindo
gratuitamente para um mapa que no final é do Google.

Já o Foursquare pode ter extraído as informações de venues de diversas
fontes, por exemplo:

- Contribuições de usuários a partir de seus smartphones com GPS;
- Bases licenciadas de terceiros;
- Bases de domínio público;
- Geocoding Google Maps.

Não é porque o Foursquare plotava seus pontos em cima de um mapa do Google
que necessariamente este ponto foi extraído de um mapa do Google.

Pouco me importa de onde o Foursquare tirou a sua base de dados, porque não
a vou utilizar e acredito que não deve ser importada ao OpenStreetMap.
Estou feliz que o Foursquare tenha migrado para OSM, porque isto vai dar
mais visibilidade ao projeto, atrair mais usuários e melhorar o mapa.

A sua afirmação de que licenças não tem utilidade é equivocada. São elas
que dão embasamento jurídico para que ninguém se aproprie dos dados do OSM
e nos impeça de utilizar-los livremente. São elas que permitem que o
Google, Apontador, Bing, etc, etc explorem comercialmente e de maneira
legítima os dados que têm. Se a sua afirmação fosse verdade, provavelmente
não estaríamos utilizando mapas na web há quase dez anos.

Nós temos que fazer valer a licença sempre, como já fizemos em supostos
casos de violação de licença discutidos aqui na lista. Entramos em contato
com usuário que supostamente estaria copiando dados, explicamos os motivos
e fizemos a reversão. Se o usuário seguir repetindo violações, BAN. Simples
assim. É de meu interesse, e acredito que é de todos nesta lista, respeitar
as licenças e garantir que o OpenStreetMap seja sempre livre e que não
possa ser atacado por violações de licenças.

Vitor