[Talk-br] Street name data

Hermann Peifer peifer em gmx.eu
Quarta Maio 2 14:12:05 BST 2012

Oi Vitor,

Eu baixei alguns dados do site do IBGE. Também baxei brazil.osm.pbf do
site da geofabrik.de [1]. Para o Rio Grande do Sul, eu fiz algumas
estatísticas muito provisórias: simplesmente contei o número de nomes de
ruas  nos dados OSM e comparei os resultados com os números do IBGE.
Veja aqui uma ilustração dos resultados: [2].

Para realmente descobrir se todos os nomes de ruas de um setor (ou
sub-distrito, municipio) estão mapeadas: isso é mais difícil, pois
sempre há várias opções para escrever o nome de uma rua.

Abs, Hermann

PS: You might have noticed: Portuguese is not my strongest language. I
am trying my best, though.

[1] http://download.geofabrik.de/osm/south-america/brazil.osm.pbf
[2] https://docs.google.com/open?id=0B7wH21aRzMT_NDBjX284Z3JQMGM

--------------

vitor vitor.george em gmail.com
Sexta Março 16 16:23:37 GMT 2012

Oi Alex,

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizou um censo
populacional em 2010, e divulgou uma base com *todos* os endereços do país:

ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Cadastro_Nacional_de_Enderecos_Fins_Estatisticos/

O problema é que esta base não é georeferenciada, mas cada endereço está
associado a um setor censitário, e de aí você poderia usar o .SHP dos
setores censitários como um "gabarito" para saber se todos os nomes de ruas
de um setor estão mapeadas. Aqui estão os arquivos .SHP dos setores
censitários:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais/censo_2010/setores_censitarios/

Eu descobri estes dados recentemente e comecei a fazer em rails uma
interface web para que as pessoas possam conferir suas localidades, mas não
avancei muito.

Abs,
Vitor