[Talk-br] Contribuições ao OSM em Manaus (transporte público) e perguntas

Anderson Lizardo anderson.lizardo em gmail.com
Terça Maio 22 16:10:02 BST 2012

Pessoal,

Não me lembro se já me apresentei na lista (estou apenas "na escuta"
desde o ano passado), então vou começar do zero :)

Moro em Manaus e felizmente aqui a cobertura básica do OSM (ao menos
das vias, áreas verdes, alguns pontos de interesse etc.) está muito
boa. Pelo history do site posso ver alterações frequentes do
"Valdir_AM" (não sei se ele participa desta lista, se estiver,
parabéns pelo trabalho!). Faltam muitos nomes de ruas e pontos de
interesse, mas uma área que tem me interessado ultimamente é
roteamento de linhas de ônibus (principal transporte público da
cidade).

O projeto Transito Manaus [1] inaugurou recentemente um serviço muito
legal chamado "Ônibus Manaus" [2], onde é possível visualizar as rotas
de todas as linhas de Ônibus da cidade (243 no momento). Isso só foi
possível graças a colaboração da comunidade (infelizmente não pude
participar por falta de tempo na época). Eles até conseguiram um apoio
da Assembleia Legislativa para imprimir guias com essas rotas para
distribuir à população.

Pois bem, no site é possível visualizar as rotas (via Google Maps) de
mais ou menos metade das linhas. Tem até uma ferramenta básica de
busca (imagino que estejam melhorando). No entanto, coisas como
localização das paradas, quais ônibus passam em certa parada,
itinerário etc. ainda não estão disponíveis.

Desde que comecei a acompanhar o projeto, imaginei como o OSM poderia
ajudar bastante, e procurei por ferramentas baseadas no OSM para rotas
de transporte público. Encontrei o openbusmap [3].

Encontrei também o plugin "public_transport" [4] do JOSM, que estou
experimentando e até agora tem servido bem. Comecei ontem (!), então
esperem alguns erros/dúvidas de principiante :)

O que tenho feito no momento:

1) baixei todo o .osm de Manaus (menos de 10 MB) e carreguei no JOSM
como uma camada
2) baixei os KML do projeto Ônibus Manaus, e carreguei como outra camada no JOSM
3) Estou construindo a rota do ônibus usando o plugin
public_transport, corrigindo os problemas que encontro no caminho (por
exemplo, o plugin exige que se faça split de vias não cobertas
completamente pela rota, assim ele pode "traçar" a rota usando essas
subvias. Foi o que entendi da documentação).
4) Quando tiver tempo, irei marcar as paradas de ônibus (as que uso
regularmente, e talvez as que for passando e marcando como "waypoint"
no GPS).

Agora as perguntas:

1) Alguém aqui tem experiência com isso no Brasil? Se sim, gostaria de
exemplos de cidades onde rotas de ônibus estão presentes, para
aprender através de exemplo. Dicas são muito bem vidas também :)
2) Outras ferramentas/plugins alem do public_transport ? A ferramenta
tem me servido bem, encontrei alguns bugs, mas nada muito grave.
3) Outra ferramenta que use as informações de rotas de transporte
público? Achei a openbusmap um pouco limitada, além de não suportar
outros idiomas ou mesmo não ser em inglês.
4) Tem algum problema de se "quebrar" as rotatórias para que as rotas
possam ser construídas adequadamente? Se sim, dicas de como evitar
isso?

Aproveito também para pedir a ajuda dos residentes de Manaus (ou que
conheçam bem o transporte público da cidade). Por enquanto, irei
apenas fazer as rotas que conheço (e as que o Ônibus Manaus conseguiu
traçar), mas qualquer contribuição é bem-vinda!

[1] http://www.transitomanaus.com.br/
[2] http://www.onibusmanaus.com.br/
[3] http://www.openbusmap.org/
[4] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/JOSM/Plugins/public_transport