[Talk-br] Contribuições ao OSM em Manaus (transporte público) e perguntas

Martin Weilandt martin137 em gmx.net
Quarta Maio 23 15:12:39 BST 2012

Olá Anderson,

comecei a mapear as linhas de ônibus aqui em Florianópolis e tenho alguns comentários.

> Date: Tue, 22 May 2012 11:10:02 -0400
> From: Anderson Lizardo <anderson.lizardo em gmail.com>
[...]
> O projeto Transito Manaus [1] inaugurou recentemente um serviço muito
> legal chamado "Ônibus Manaus" [2], onde é possível visualizar as rotas
> de todas as linhas de Ônibus da cidade (243 no momento). Isso só foi
> possível graças a colaboração da comunidade (infelizmente não pude
[...]

Talvez nem seja uma boa ideia você colaborar com esses mapas baseados em Google Maps: As condições de Google Maps API não permitem o uso de arquivos KML criados usando Google Maps fora do mundo de Google. Em outras palavras: O valor desses arquivos para OSM é limitado.

"For example, you must not use geocodes obtained through the Service in conjunction with a non-Google map." [1]

Temos o mesmo problema com outros projetos (como wikimapia, por exemplo): Os voluntários fazem um monte de esforço mas depois ninguém pode usar os dados sem permissão de Google. Mas como tais sistemas já funcionam bem, é difícil convencer os contribuintes das vantagens de OSM. Aqui em Floripa tem um site [2] que tinha mapas de todas as linhas de ônibus no Google Maps. Quando Google decidiu apagar essa conta (sem explicação nenhuma), ficamos sem mapas. A adminstradora do site tem os arquivos KML mas não posso usá-los para meu mapeamento no OSM. (Se alguém puder me corrigir, agradeço.)

Você também vai ter de achar fontes sem tais restrições e por exemplo mapear as linhas usando listas das ruas onde passa cada ônibus. (Essas listas nos terminais deviam ser domínio público.)

[...]> 3) Outra ferramenta que use as informações de rotas de transporte
> público? Achei a openbusmap um pouco limitada, além de não suportar
> outros idiomas ou mesmo não ser em inglês.

Acho que você já descobriu a maioria daqueles sites. O mapa atualizado mais regularmente (mais ou menos de três em três dias) é o mapa de transporte público de Andy Allan que agora fica em osm.org. Infelizmente o mapa mesmo não é open source, mas sempre dá para mandar um e-mail para o autor.

> 4) Tem algum problema de se "quebrar" as rotatórias para que as rotas
> possam ser construídas adequadamente? Se sim, dicas de como evitar
> isso?
[...]

As ruas já deviam ser quase prontas antes de começar a colocar linhas. Quebrar caminhos não parece um grande problema no JOSM (que corrige as relações das linhas automaticamente), mas se você ainda tiver de duplicar caminhos depois (para representar faixas separadas, por exemplo), você vai ter de fazer muitas correções manuais.

Existe uma lista de OSM para transporte público chamada talk-transit [3].

O maior problema do transporte público é que Mapnik ignora pontos mapeados usando literalmente as novas regras oficiais [4] que foram aprovadas mas parece que são impopulares. Mapnik também não mostra terminais de barcos, por exemplo. Não sei porque não, mas esses seriam tópicos para a lista acima.

Meu problema aqui em Floripa é que não tenho certeza como mapear pontos onde a placa não mostra o nome ou (o que parece bem comum aqui no Brasil) pontos sem placa (i.e. meio-virtuais). Por enquanto coloco o nome e uso source:name=extrapolation para o primeiro exemplo (pois normalmente dá para calcular o número do ponto depois de mapear os outros pontos na rua) e unsigned=yes para o segundo, mas um usuário não pode ver no mapa se um ponto tem um nome/uma placa ou não. Mas sem regras centrais esses por enquanto são problemas para nosso grupo local. Para nosso mapa veja [5].

Outro problema aqui é que a prefeitura não queria publicar sua lista dos pontos de ônibus (provavelmente sem coordenadas) quando o projeto [2] aqui pediu. Não sei se a nova lei de transparência ajuda mas isso é um outro tópico. (Pelo menos "os textos de tratados ou convenções, leis, decretos, regulamentos, decisões judiciais e demais atos oficiais" são domínio público segundo Lei 9610.)

Martin

[1] https://developers.google.com/maps/terms?hl=pt-BR 10.1.1(g)
[2] http://www.mobfloripa.com.br
[4] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/Public_Transport