[Talk-br] Nível administrativo 9 (distritos) no OSM

Sexta Novembro 16 17:41:57 GMT 2012

2012/11/16 Eduardo Maçan <eduardomacan em gmail.com>:
> Isso muito interessa a mim e a meu mestrado. Eu quero ajudar.

DDs estão infiltrados em todos os lugares, hein? ;-)

O meu interesse é o estado de SP (mas pode ser generalizado para o
resto do país).
É possível ver por aqui que basicamente não existe nada com
admin_level=9 e admin_level=8 (e interessante também que o Pará só tem
até admin_level=6)

http://www.itoworld.com/map/2#fullscreen&lat=-15.679910726742857&lon=-55.59132001455518&zoom=5

Então a mágica seria pegar os shapes de
ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais/censo_2010/setores_censitarios
e converter/extrair/processar/etc as regiões administrativas que
possuem os níveis ausentes.

Onde converter/extrair/processar/etc deve ser: verificar se o boundary
não existe, extraí-lo do shape, criar as relações de forma correta,
não duplicar caminhos, preencher as informações, etc.

No caso de SP tem o
ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais/censo_2010/setores_censitarios/sp.zip
(com os admin_level=9 em 35DSE250GC_SIR.shp e os admin_level=10 em
35SEE250GC_SIR.shp)

Com a última versão do ogr2osm deve-se utilizar para estes shapes:

ogr2osm --encoding ISO8859-1 -p "+proj=longlat +ellps=GRS67
+towgs84=-66.87,4.37,-38.52" arquivo.shp

(difere no encoding e no +proj)

Caso haja interesse, também seria interessante atualizar os boundaries
de nível 8 (municípios). Aparentemente o traçado destes shapefiles
possui um contorno melhor do que o atual no OSM.

Bom, só falta a magia negra pra isso :-)