[Talk-br] linha de ônibus

Quinta Agosto 1 01:34:03 UTC 2013

Primeira questão: não é o caso de uma via separada? (Será separada se
tiver barreira física ou, em área urbana, divisão legal, como por
exemplo uma faixa contínua separando os sentidos.) Se for separada,
primeiro separe-a em duas vias, daí o pedaço de ida é diferente do da
volta, e ambos são adicionados à relação.

Segunda questão: a ida e a volta coincidentes são na mesma relação de
rota? O costume é separar o caminho de ida e o de volta em duas
relações de rota diferentes, e daí agrupar as duas numa relação
"route_master" (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:route_master).
Assim, a chance de a mesma rota passar duas vezes pela mesma via é
menor (mas ainda assim pode acontecer). Exemplo:

Se não for nenhum dos casos anteriores, sim, você acrescenta a via
duas vezes na relação, uma vez com o papel "forward" e outra vez com o
papel "backward". Será "forward" se o ônibus estiver indo na mesma
direção da aresta (way), senão será "backward".

Como você está mapeando as rotas? A melhor sugestão que eu posso lhe
dar é usar o plug-in "public_transport" do JOSM. Com ele, você
consegue:
- verificar se há pedaços faltando na sua rota
- verificar se todos os pedaços foram incluídos na relação na ordem
certa (a ordem seguida pelo ônibus ao longo do trajeto) e com os
papéis certos (de modo que o final de um membro coincida com o início
do próximo membro na relação)
- adicionar paradas de ônibus às rotas automaticamente