[Talk-br] roteamento estranho na BR-116

Quinta Agosto 15 17:03:22 UTC 2013

Acho que é um bug mesmo, o primeiro que eu vejo no OSRM. Seria legal
reportar esse problema. Investiguei em detalhes e decidi reportar:
https://github.com/DennisOSRM/Project-OSRM/issues/706

O que eu descobri é que:
- funciona até este ponto: http://osrm.at/4FN
- passa a dar erro logo depois: http://osrm.at/4FO

O OSRM não escolhe a rota pela "distância" e sim pelo "tempo", que ele
calcula considerando a distância, a velocidade esperada (que é a velocidade
da tag "maxlength" onde ela for definida, senão é uma velocidade "estimada"
pra cada tipo de via - não muito bem aproximada porque é igual pra todo o
planeta) e mais uns outros parâmetros (sei que considera também o ângulo
das curvas e das conversões e a presença de semáforos).

Se você observar esses dois links que eu mandei, o tempo estimado é de
10h34m, ou seja, ele acha que os dois trajetos têm quase a mesma duração, o
que só faria sentido se houvesse um limite de velocidade muito baixo ao
longo de toda a rodovia nesse percurso (mas daí o que não faria sentido é a
vida real :P).

Ele deve estar somando o tempo do jeito errado ao pré-calcular os "atalhos"
no mapa, e com isso achando que um dos atalhos (o que passa por dentro das
cidades) é muito mais rápido do que realmente é. Quanto mais longo o
percurso, mais pedaços são somados, mais erros se acumulam, e com isso
maior a chance de achar esse bug.