[Talk-br] Rotas de ônibus

Sexta Dezembro 13 21:01:32 UTC 2013

Olá Marcelo,

Não existem formas automáticas que gerem um resultado de boa
qualidade. A melhor forma é a manual. Comecei a fazer isso em Porto
Alegre: http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21839

Pergunta: sua informação vem de onde? Se ela não tiver sido traçada
sobre o Google, uma maneira rápida mas de baixíssima qualidade é
importar as rotas diretamente. A maneira de boa qualidade é combinar
as rotas com as ruas, e pra isso o caminho mais rápido é fazendo uma
conflação - o que requer alguma preparação dos dados.

As rotas podem ser usadas para cálculo utilizando-se um servidor com o
OpenTripPlanner (OTP) instalado. Infelizmente, não há nenhum servidor
desses disponível gratuitamente, então você teria que instalá-lo e
configurá-lo. Além disso, só as rotas não é o suficiente; você precisa
completar o feed GTFS do servidor com a tabela horária das linhas,
registrando o horário que cada viagem de cada linha passa em cada
parada. Nessa thread eu mencionei algumas idéias de como preencher
essa informação de forma "preliminar" (inexata, não oficial) de modo a
fazer o OTP funcionar, mas não cheguei nesse ponto ainda.

Numa outra thread eu sugeri que criássemos tal servidor pra atender o
Brasil inteiro, já que é complicado fazer isso (o melhor é fazer uma
vez só). Se você tiver interesse, podemos conversar mais sobre o
assunto: http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21902