[Talk-br] roadbook digital, uma proposta de projeto

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Quarta Dezembro 18 17:19:18 UTC 2013

Oi Pessoal

faz tempo que eu venho com esta idéia de um roadbook digital para provas ou
treinos de Rally de Regularidade baseados no OSM.

Vou descrever a idéia aqui, se alguém quiser brincar com isto eu posso dar
um apoio.

Bom, antes de mais nada, o que é um Rally de Regularidade? É o oposto de um
Rally de Velocidade (exemplo Rally
Dakar<http://www.dakar.com/index_DAKus.html>).
Não ganha quem chegar primeiro, ganha quem passa pelo roteiro estabelecido
no tempo mais *exato*. É uma modalidade muito popular e muito segura,
chegando a ser um programa familiar <http://youtu.be/SJSdazvlRbQ>.

Rally de regularidade não se limita a carros, engloba motos e também
bicicletas (exemplo <http://www.cerapio.com.br/>).

O roadbook é uma planilha que o competidor recebe pouco antes da largada (
exemplo<http://www.suzukiveiculos.com.br/app/webroot/pdfs/Planilha_Pro_-_Campinas.pdf>).
Ele deve seguir as instruções e horários estabelecidos, e o primeiro
desafio é não se perder [?]

Normalmente é instalado um rastreador GPS que é recolhido depois da prova e
a partir dele se calcula a performance. Tipicamente, cada segundo de atraso
é penalizado com 1 ponto, e passar 1 segundo adiantado é penalizado com 2
pontos. Ganha quem perde menos pontos. Veja aqui um
exemplo<http://www.rallyvirtual.com.br/sitenovo/filemanager/Bettini/Rally_Sorocaba/Rally_Natal_2013/Performance_Rally_Natal_2013.pdf>de
tabela de perfomance.

No Brasil, essas planilhas são geradas por uma empresa chamada
Totem<http://www.rallyvirtual.com.br/sitenovo/> que
essencialmente detém o monopólio: fornece o equipamento rastreador para a
organização, os softwares de fazer a planilha e a apuração. Para os
competidores fornece equipamento dedicado para ser instalado no carro.

Para quem deseja treinar, ter uma planilha à mão faz muita falta. Não
adianta muito usar uma planilha pronta de provas anteriores, basicamente
por diversas razões:

   - pode ser uma prova realizada em outra cidade, você não vai sair de BH
   e treinar em Curitiba só porque tem uma planilha de prova realizada em
   Curitiba
   - muitas provas passam por propriedades particulares (fazendas,
   plantações) onde a organização da prova pediu aos proprietários o acesso
   antes da realização da prova
   - algumas provas são muito longas (6h ou mais) e você quer algo mais
   simples

Eu imaginei que seria muito interessante se houvesse uma maneira de gerar
um roadbook a partir do OSM. Esses dias eu vi algo parecido mas que usa o
plugin do Google Earth (http://www.rallynavigator.com/). Não consegui nem
testar porque não tem o plugin pro Linux.

Penso que o projeto de partida poderia ser algo como o
OSRM<http://project-osrm.org/>
.

Da minha parte eu não tenho o tempo e nem o conhecimento para elaborar um
projeto destes, mas de repente alguém aqui da lista talvez esteja
procurando um projeto interessante para desenvolver.

um grande abraço a todos

Gerald