[Talk-br] Rotas de ônibus

Quarta Dezembro 18 18:57:26 UTC 2013

Olá Marcelo,

Só lhe avisando, pra abrir esse arquivo no JOSM, tive que remover o
espaço após a vírgula em cada uma das coordenadas. Só substituí num
editor de texto a sequência ", " por ",".

Eu sei que só importar as paradas é tentador. Eu tenho essa informação
aqui pra Porto Alegre há meses, mas não a importei ainda porque
resolvi tentar bolar um método pra melhorar a qualidade da importação.
Se você apenas importá-las, sem nenhum tratamento, o resultado vai ser
o que está em anexo. Ali eu marquei em vermelho as paradas que
estariam do lado errado da rua, e em laranja as paradas que eu
desconfio serem duplicadas, usadas por mais de uma linha.

Se você tiver o traçado das rotas, é possível fazer um programa que
identifique de que lado da rua as paradas estão e com isso prevenir
esse problema de forma (quase) automática para todas as 5600 paradas.
Você tem essa informação? Se não, o ideal seria fazer a correção
manualmente (mover 5600 paradas, uma por uma). O trabalho poderia ser
dividido entre os mapeadores de Recife.

Uma das perguntas que eu me fiz logo de cara foi: para que serve a
importação das paradas? O valor-utilidade dessa informação é muito
maior quando ela pode ser usada para calcular rotas com transporte
público, e para isso é necessário que as paradas estejam do lado certo
da rua. Se não usarmos para isso, a importação só serve para "decorar"
o mapa com paradas de ônibus. Claro que continua sendo útil, mas bem
menos do que a primeira opção, por isso acho que o esforço de melhorar
os dados vale à pena.