[Talk-br] [Cocar] Contribuintes para cidades do RJ no OSM

Terça Dezembro 24 15:05:40 UTC 2013

Li bem a proposta da relação "enforcement" e acho que tem furos
(muitos deles mencionados nessa discussão:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Talk:Proposed_features/Relation:enforcement)
e que provavelmente vai sofrer alterações um dia. Por isso, se
conseguirmos usar apenas o básico, é mais fácil adaptar depois, e
também é mais fácil automatizar uma conversão para um novo modelo.

Os dois exemplos (quase idênticos) que eu fiz:
http://www.openstreetmap.org/relation/3396649
http://www.openstreetmap.org/relation/3396648

Reparem nas tags da relação e nos seus membros. Para representar a
fiscalização de avanço de sinal vermelho (red light cameras), a
estrutura mais simples possível e mais compatível com "tudo" fica
assim:
* tags da relação: type=enforcement + enforcement=traffic_signals
* membros da relação: device (o nó do semáforo, parte da via) e from
(qualquer nó anterior ao semáforo ao longo da via)

O semáforo pode ser tanto o centro do cruzamento como um nó antes do
centro (como nos meus exemplos). O segundo geralmente é preferível
porque contém mais informação, mas ambos estão ok.

Se a via não for de mão única e a fiscalização de avanço de sinal
vermelho for aplicado em ambos os sentidos, você cria duas relações,
uma para cada sentido. Se estiver usando apenas um semáforo,
acrescenta-se esse mesmo semáforo a ambas as relações com o papel
(role) "device".

Não encontrei nenhum exemplo de uso em outros países (esse mapeamento
é proibido nos países germânicos e há apenas 1400 casos mapeados no
mundo todo - pouco, para uma proposta com 4 anos de idade). Encontrei
apenas este vídeo demonstrativo que ilustra como mapear algo parecido
(uma fiscalização de velocidade) usando o JOSM:
http://www.youtube.com/watch?v=2tnohs_8gFY

Aqui, o mapeador (que é autor da proposta) optou por colocar o nó
"device" fora da via e usar um nó "to". Certamente assim se consegue
representar uma informação a mais (o local exato da câmera), mas
atualmente não se ganha quase nada fazendo tanto (apenas uma
informação que normalmente fica oculta e não é usada pra nada). Por
isso, sugiro a versão mais simples do meu exemplo. No texto da
proposta original, há exemplos de várias situações mais complexas
(fiscalização de avanço somente para conversão à esquerda no
cruzamento, controle de velocidade com câmera traseira, fiscalização
de distância entre veículos, fiscalização de peso, fiscalização de
altura para túneis), algumas que fariam alguns mapeadores torcer o
nariz (vejam que a aprovação da proposta teve um número substancial de
opositores), por isso não recomendo a menos que seja necessário.

Nesse vídeo, eu ainda atribuiria a tag highway=speed_camera ao nó
"device", pra ficar bem completo. Notem que a maioria dos conversores
atualmente não suporta a relação enforcement, apenas nós com
highway=speed_camera. Se a usarmos para representar controle de
velocidade sem usar highway=speed_camera no nó, estaremos sozinhos no
mundo.