[Talk-br] Vias separadas e linha contínua: atualização

Terça Dezembro 31 19:06:35 UTC 2013

Pessoal,

Só pra deixar registrado. Uns tempos atrás eu defendi o mapeamento de
vias com linha contínua como separadas, uma para cada sentido. Há
pouco estava revisando as traduções
(http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Referência),
incorporando a terminologia do CTB, e me deparei com o termo "canteiro
fictício". Fui pesquisar, descobri que nunca foi definido formalmente,
mas acabei descobrindo no manual de sinalização horizontal do DNIT
(http://www.dnit.gov.br/rodovias/operacoes-rodoviarias/prosinal/20-manual-vol-iv-sinalizacao-horizontal-resolucao-236.pdf)
que é permitido transpor a linha contínua (chamada no manual de
"LFO-3") para acesso a lotes (residências). Então, de fato, atualmente
não há exigência legal que nos levaria a mapear separadamente, nem
para "corrigir" o roteamento. Mapear como linhas separadas, contudo,
tende a produzir um roteamento mais seguro e cômodo para o motorista,
especialmente em áreas muito movimentadas da cidade, e pelo que lembro
das nossas discussões anteriores, segurança é algo importante. Mesmo
assim, vou desfazer os poucos casos em que implementei uma separação
baseada nessa característica.