[Talk-br] mapas do IBGE e JOSM/PicLayer

Eduardo Maçan eduardomacan em gmail.com
Quarta Janeiro 9 21:14:18 GMT 2013

Os PDFs são georreferenciados sim!

Por exemplo, o distrito do Quinzópolis (onde passei minha infância) está
neste mapa:
ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_estatisticos/censo_2007/mapa_urbano_estatistico/pr/cartoa1/santa_mariana/f4123907000010101.pdf

os "limites" são as referências em coordenadas UTM, para convertê-las para
latitude e longitude falta apenas o código da "utm zone", e transformar
estas coordenadas de Km para metros.

No mapa, a coordenada identificada como (543.65, 7452.52) faz referência ao
quadrante 22S (descobri olhando aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:LA2-South-America-UTM-zones.png e
trocando a letra para S, de "South" mesmo)

Então, a formatação apropriada da coordenada descrita no mapa em UTM é
 "22S 543650 7452520"

Este script online é capaz de traduzir o endereço utm para lat,long
http://geographiclib.sourceforge.net/cgi-bin/GeoConvert

Eduardo Marcel Maçan
http://eduardo.macan.eng.br