[Talk-br] Dúvidas quanto ao mapeamento de trevos

Pedro Geaquinto pedrodigea em gmail.com
Quinta Janeiro 31 19:53:51 UTC 2013

Também gostaria de dizer que discordo da definição de vias "trunk" em meio

> Me perdõe, mas eu realmente não entendi o que você quis dizer aqui. Há
> muitas trunk e motorway em meio rural na europa, porque não poderia haver
> aqui?

> Então minha recomendação é esta: tem que refletir a realidade e tem que
> refletir a importância real da via. Se neste processo tiver de violar uma
> ou outra convenção, então paciência. O usuário comum dos nossos mapas não
> sabe nada sobre estas convenções, ele precisa olhar o mapa e saber o que
> fazer. Se uma rodovia é duplicada por uns 10 km que seja, para ele pode ser
> [...]
Gerald, o que discordo é a definição de trunk em meio rural: *"Rodovia de
trânsito rápido, pavimentada e duplicada com, no mínimo, duas pistas por
sentido, com cruzamentos ou obstruções (semáforos, lombadas, etc) e acesso
direto por ruas transversais, que podem cruzar diretamente o trânsito da
rodovia." **[1]*

Isso é muito incomum em território brasileiro, o único caso que conheço é a
Rodovia do Sol entre Guarapari e Vitória (ES-060), e só por causa dos seus
retornos que cruzam a estrada *[2]*. Esses casos quase só acontecem em vias
locais (que geralmente já não é em um meio tão rural assim) ou quando há
intercalação com vias singelas, como em alguns trechos da Rodovia Amaral
Peixoto (RJ-106). *[3]*

Acho que existem muitas vias de trânsito pesado, de suma importância
nacional, que ainda não são duplicadas. Por exemplo, a BR-101 Norte tem um
grande papel de ligação interestadual, e é rebaixado a mesma importância
que rodoviais estaduais marcadas como primary, apenas pela limitação física
de não haver duplicação. Poderíamos criar uma nova convenção baseada também
na importância de cada via, além das propriedades físicas (faixas,
duplicação):

*- motorway:* duplicada sem obstruções;
*- trunk:* via de importância nacional/interestadual independente de ser
duplicada, geralmente federal (poderíamos fazer uma lista desses casos*),
ou uma motorway (via duplicada) com obstruções;
*- primary:* via de importância regional/estadual, geralmente singela,
federal ou estadual;
*- secondary:* via de importância intermunicipal/interdistrital, singela,
estadual ou municipal;
*- tertiary:* via menor de importância municipal/distrital;
*- unclassified: *via municipal não pavimentada;

Isso representa um gradiente mais suave do que hoje em dia, que tem um
abismo entre trunk e primary. Pode-se ver que apenas contesto a definição
de trunk, e ainda parcialmente, já que concordo com a definição atual: é só
uma adição.

Quanto às vias em meio urbano, acho perfeito do jeito que está, mas
poderíamos discutir essa minha doutrina de "hierarquia entre caminhos" ao
invés de interpretar tudo como uma mera "hierarquia entre vias".
Por exemplo, podemos encontrar pequenas exceções, como por exemplo, uma via
indubitavelmente trunk por quilômetros que se divide em um binário por
alguns metros (que pela definição representaria no máximo primary) e depois
volta a ser indubitavelmente trunk, como em Botafogo *[4]* ou talvez Vila
Velha *[5]* (entre a Terceira Ponte e a Rodovia do Sol existe um binário).
É aquilo: temos que assumir o *caminho como um todo*, senão poderíamos
classificar as trunks como motorway com exceção nos trechos em que existem
obstruções.

*[1]:*
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Guia_de_Mapeamento_do_Territ%C3%B3rio_Brasileiro
*[2]: *http://osm.org/go/PA50uOgVo
*[3]: *http://osm.org/go/OVe9aNdN
*[4]:* http://osm.org/go/OVcxz6Q1
*[5]: *http://osm.org/go/PA8i3Ghh
*: Já posso adiantar as BRs 040, 101, 116 e 262 como candidatas à lista.