[Talk-br] Endereçamento com interpoladores

Quinta Julho 25 14:00:13 UTC 2013

Pessoal, acho que gerei um monte de dúvidas.

Certamente a idéia de poder "deduzir" a numeração a partir da
distância é tentadora (embora fazer isso só olhando para a métrica do
JOSM tenha uma tendência a introduzir erros de aproximação nas vias
mais longas). Mas no caso do conversor do Paulo e do meu script, esses
números podem ser gerados automaticamente a partir de bases confiáveis
(no caso dele os mapas já produzidos por DMs e DEs para o TrackSource,
no meu caso a base do Instituto de Geologia da UFRGS). Essas fontes de
dados já tem a numeração inicial de cada rua (e também as
intermediárias, por cruzamento). Creio que em muitos casos essa
numeração foi inspecionada e não medida ou deduzida, portanto, é mais
próxima da numeração oficial, incluindo os casos em que a regra da
distância não foi seguida à risca.

A minha questão é: o usuário busca por "Rua A, 500" e esse valor cai
perto do meio do cruzamento. Os números mais próximos nos
interpoladores existentes são 496 e 512. É
aceitável/importante/útil/desejável/indesejável mudar os
interpoladores ligeiramente para que a busca do usuário retorne algum
resultado razoável? Se ajustarmos de 496 para 504 e de 512 para 506,
isso não faz quase nenhuma diferença no meio da quadra, mas a busca
passa a retornar resultados para os números intermediários (inclusive
o solicitado pelo usuário). Alguém que estiver procurando um endereço
com um GPS (e não olhando para o mapa) encontraria esse resultado
assim. Sem o ajuste, o resultado seria "nada encontrado" e o usuário
ficaria se perguntando se passaram o endereço errado pra ele, se ele
digitou errado, se o mapa é que é ruim, se o GPS é que não funciona,
etc.

Só lembrando: não é necessário mudar todos os interpoladores que já
foram mapeados, essa questão é mais para esses processos de conversão
automática. Se for desejável, uma boa hora pra implementar esse
recurso no conversor do Paulo (e no meu script de importação) é agora,
do contrário se um dia decidirmos que isso é bom vamos ter que ajustar
tudo à mão. Se for indesejável, me avisem. :D