[Talk-br] Importação de aglomerados subnormais (aprox. vilas e favelas) do IBGE

Quinta Junho 6 16:32:08 UTC 2013

Pessoal,

O IBGE possui um cadastro do que ele chama de "aglomerados subnormais"
(populações de renda extremamente baixa) que na grande maioria das
vezes são vilas e favelas. Há algum tempo eu importei esses dados em
Porto Alegre manualmente (com ajustes) e agora me pediram para fazer o
mesmo em BH. O cadastro é acessível aqui:
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/aglomerados_subnormais/aglomerados_subnormais_tab_base_zip.shtm

Como é necessário transformar alguns dados (tirar tags que estão em
multipolígonos e passá-las para os próprios polígonos), acabei fazendo
um script, e com isso há a flexibilidade de automatizar algumas outras
coisas, como a formatação dos nomes.

Já que foi feito esse script, eu pergunto: alguém mais tem interesse
nessa importação? Alguém prefere que não seja feita na sua região? Sei
que na cidade do RJ seria um pouco mais complicado uma importação
automática porque lá as comunidades já foram importadas de outra
fonte. Mas não sei de outros lugares que tenham feito o mesmo.

Os dados importados seriam um polígono para cada comunidade, contendo
uma tag "landuse=residential", uma tag "source=IBGE" e uma tag "name"
devidamente formatada. Como "landuse=residential" também é usada para
condomínios residenciais, o que eu fiz em Porto Alegre (e sugeri para
BH) foi acrescentar um prefixo padrão (que aqui foi "Vila") para
deixar claro para os usuários do mapa. Em alguns poucos casos foi
necessário corrigir isso depois aqui em Porto Alegre (algumas das
comunidades eram chamadas de "loteamentos" e não "vilas"). Talvez esse
prefixo varie por cidade ou mesmo estado. Para ter uma idéia de como
os nomes estão vindo, postei a lista de nomes em MG no fórum
(http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21401).

Como funciona esse processo: após baixar o KMZ do IBGE, abre-se o
arquivo no JOSM com o plugin OpenData, faz-se a simplificação dos
polígonos (para diminuir a quantidade de dados) e o resultado é salvo
num arquivo .osm (que é um arquivo XML). O script que eu fiz lê e
modifica esse XML para passar as tags "name" que estão em relações do
tipo "multipolígo" para o único polígono contido na relação. A relação
do multipolígono então é excluída, pois não é necessária. Para cada um
desses polígonos também existe um nó que representa o seu centro, e
esse nó também é excluído, pois não é necessário. Nada é feito com
multipolígonos que contenham vários membros ou com nós cujo nome não
corresponde ao de um desses polígonos, então algumas poucas correções
manuais são necessárias antes de fazer o commit do changeset.