[Talk-br] Aeroporto de Ribeirão

Sábado Junho 29 19:27:46 UTC 2013

Pois é. Tentei investigar um pouco mais sobre esse assunto e parece
que os italianos estão interessados num novo esquema de tags:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/Urban_settlements

Consultando o TagInfo, parece que essa proposta só foi usada em 2
objetos até o momento. Considerando as discussões nesse artigo,
lembrei deste outro:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_tags_for_routing/Maxspeed

Aqui se sugere que áreas urbanas são caracterizadas pela existência da
tag "place", e as não-urbanas pela sua ausência.

Dei uma olhada em Berlim, Paris, Londres, Roma e mais algumas cidades
pequenas próximas, e em nenhuma delas há um polígono/multipolígono
representando a separação entre a área urbana e a não-urbana. Ou seja,
esse mapeamento parece pouco comum. Ao invés disso, as áreas
residenciais, industriais, comerciais e agrícolas (landuse=farmland)
estão claramente demarcadas. Algumas têm nomes, outras não.

Em alguns casos usaram a tag "place" na relação da fronteira
administrativa da cidade. Não sei até que ponto isso faz sentido,
especialmente considerando a lógica do artigo anterior. Acho que faria
mais sentido evitar, a menos que a "fronteira administrativa"
corresponda exatamente à "área urbanizada".

Então, acho que faria sentido usar a tag "place" num grande
(multi)polígono demarcando a área urbana, e não usá-la nas relações
administrativas. Fazendo assim acho que seria possível importar esses
dados do IBGE. Um detalhe: o Mapnik não suporta essa combinação de
tags no momento, então não teríamos nenhum retorno visual. Ao
pesquisar pela cidade no Nominatim, haveria 3 entradas: uma para o nó
da cidade, uma para a área urbana (que estamos adicionando), e uma
para a fronteira administrativa (que normalmente inclui um pouco da
área rural). Ao clicar na área urbana, ficaria visível o contorno.

O que não faria sentido (e isso é apontado dentro do primeiro artigo)
é usar landuse=residential, como já foi feito em algumas cidades
brasileiras. Fazer isso pode ser considerado "mapear para o
renderizador".

O multipolígono da área urbana então teria membros com o papel outer.
Poderia ter um membro "label" apontando para o nó da cidade (o mesmo
que tem o papel "admin_centre" na relação da fronteira adminitrativa
da cidade). Poderia também ter uma tag "settlement=yes" para
corresponder à proposta dos italianos (e isso facilitaria o trabalho
de conversão caso um dia mudassem o esquema de tags para representar
esses dados).