[Talk-br] Controle de Qualidade

Quarta Maio 15 18:51:48 UTC 2013

Essas ferramentas são as melhores disponíveis. Você também pode baixar o
mapa com o aplicativo JOSM e rodar o validador para encontrar outros erros,
alguns invisíveis (como relações vazias). Acho esse método mais rápido,
eficaz e mais leve, mas o JOSM exige um pouco de aprendizado.

Sugiro considerar as mensagens de aviso (seja do JOSM ou do Geofabrik ou do
KeepRight) com cuidado porque nem todas são erros. Por exemplo, o JOSM
avisa sobre relações do tipo "collections" (ele não conhece esse tipo de
relação, e ela é muito usada na cidade do Rio de Janeiro) e o KeepRight
reporta como erro um trecho da fronteira com o Uruguai que, além de
fronteira, é também um córrego (o KeepRight provavelmente espera que sejam
objetos separados, mas o modelo de dados do OSM permite que sejam juntos e
inclusive encoraja que seja assim para evitar redundância). De todas,
suspeito que a ferramenta da Geofabrik seja a mais confiável, nunca tive
problemas.

Paralelamente, se você quiser, pode acrescentar ao seu controle de
qualidade um monitoramento ativo para detectar vandalismo ou erros
produzidos por iniciantes. Aqui em Porto Alegre eu uso um feed RSS do
WhoDidIt (
http://zverik.osm.rambler.ru/whodidit/?zoom=12&lat=-30.048&lon=-51.166)
para listar os changesets recentes e o OSM History Viewer (
http://osmhv.openstreetmap.de/index.jsp) pra inspecionar changesets que me
parecem suspeitos. Você pode gerar o feed para qualquer área só
posicionando o mapa no local desejado e clicando em "Permalink". A URL
gerada pode ser usada depois em qualquer leitor de RSS (Thunderbird, Google
Reader ou um substituto similar, etc.). Eu uso no Thunderbird porque com
ele eu consigo criar um filtro que exclui os meus changesets (a maioria
atualmente) e só mostra os feitos por outras pessoas. Geralmente gasto só
uns 5 minutos por semana monitorando dessa forma.