[Talk-br] Limites e divisões municipais

Sexta Maio 17 16:40:00 UTC 2013

Olá Claiton,

Leia antes essas duas páginas:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:admin_level#admin_level
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:multipolygon

Limites de município são admin_level=8 de bairro são admin_level=10 e
os distritos são admin_level=9.

Se você estiver usando o JOSM, você pode incluir uma relação em outra
abrindo primeiro a relação pai, depois selecionando a filha e clicando
num dos botões para incluir membro. Mas não é isso que você quer fazer
no seu caso.

Primeiro, desenhe as fronteiras dos bairros (atribuindo elas a tag
"boundary=administrative" para aparecer corretamente no Potlatch) e
adicione um nó com a tag "place=neighbourhood" e "name=" com o nome do
bairro no local onde deve ser mostrado o nome no mapa renderizado.
Lembre de desenhar apenas uma fronteira separando dois bairros ao
invés de usar polígonos que compartilham nós ou que se sobrepõem. Você
junta então os caminhos que formam os lados do polígono numa "relação"
com as tags "boundary=administrative", "admin_level=10", cujos membros
têm o papel "outer" (indicando que são a borda externa do polígono).
Você também acrescenta à relação o nó com a tag "place" que você criou
antes com o papel "label".

Feito isso, você faz a mesma coisa mas agora com um nó com a tag
"place=suburb" para os distritos e atribui "admin_level=9" à relação
que agrupa os pedaços da borda. Alguns pedaços da borda pertencerão a
duas relações, uma representando o bairro, outra representando o
distrito. Isso acontece também em bordas coincidentes entre país e
estado, por exemplo, e é projetado para ser assim mesmo.

As outras tags que você mencionou (IBGE, wikipedia, source) podem ser
usadas livremente em qualquer elemento ou relação.

Eu experimentei esse tipo de coisa acrescentando os bairros de
Erechim, se você quiser dar uma olhada pode copiar o modelo de lá.

Só tem uma ressalva: em Erechim eu coloquei nos bairros a tag
place=suburb porque a cidade não é dividida em distritos, como no seu
caso. Não tenho certeza se está correto, mas pelo que vi, tem-se usado
place=suburb para bairros no Brasil e em outros lugares. Pode ser que
você descubra que os nomes dos seus bairros não estão sendo
renderizados no Mapnik por usar place=neighbourhood. Se for esse o
caso, me avise que eu te ajudo a encontrar uma solução.