[Talk-br] Hierarquia das rodovias

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Sábado Maio 18 13:17:37 UTC 2013

> Mapa em papel eu me lembro há muito tempo que alguns diferenciavam as
> vias de terra, mas qual mapa comercial digital (dos mais conhecidos)
> que exibe o tipo de pavimentação da via? Eu não conheço.

Hum, quais mapas digitais diferenciam a pavimentação? Os mapas do
Tracksource por exemplo, mas estes estão restritos a aparelhos Garmin ou
aplicativos capazes de entender mapas em formato  Garmin. Eu penso que seja
essencial que todos os renderizadores mostrem vias pavimentadas de maneira
diferenciadas de vias não-pavimentadas.

> Seria isso https://trac.openstreetmap.org/ticket/1447

É um pedido aberto há quatro anos!! Acho que nós nos deveríamos manifestar.
Saber se uma estrada é pavimentada ou não considero muito mais importante
do que saber se é primary ou secondary, ainda mais à luz das incertezas que
eu vejo em nossa discussão.

> [...]
> baixo para tracks. Basicamente vias pavimentadas > não pavimentadas >
> track.
> Se eu for utilizá-lo com essa classificação proposta (todas vias não
> pavimentadas seriam tracks), eu poderia acabar sendo instruído a pegar
> algumas trilhas/vias muito ruins enquanto poderia muito bem trafegar
> por vias de terra melhores (em uma região onde não existe vias
> pavimentadas, por exemplo).
>
> Imagino que você também concorda com esse exemplo (e com a
> diferenciação de estradas de terra com trilhas), certo?

Há muitas vias residenciais não-pavimentadas também, penso que seja
igualmente importante marcá-las com tag surface e não como track.

abraço

Gerald