[Talk-br] Hierarquia das rodovias

Pedro Geaquinto pedrodigea em gmail.com
Segunda Maio 20 18:13:40 UTC 2013

A discussão está muito interessante! Desculpem pelo fluxograma estar meio
mal explicado, podemos mudar juntos.
Tentem fazer novas versões!

Em 20 de maio de 2013 13:08, Fernando Trebien
<fernando.trebien em gmail.com>escreveu:

> Eu concordo com tudo que o Pedro e o Gerald disseram (com o que o
> Vitor disse sobre as BR-4xx eu precisaria estudar mais) e achei os
> fluxogramas muito bons.
>
> Mas o problema que eu tentei abordar desde o começo é a ambiguidade
> nas interpretações do que é comparativamente mais "importante" (qual o
> raio de comparação?), do que é "vicinal", do que é uma "pequena"
> conurbação, e até o do que é "paralela" (pois nenhuma via é
> absolutamente reta).

Vicinal: eu imaginei vicinal todas aquelas pequenas estradinhas que passam
entre os "lotes" de plantação (não sei o termo certo) e acessos a chácaras,
sítios e sedes de fazenda. Eu também utilizo "highway=track" para ruas de
terra em péssimas condições, mas posso mudar.

Pequena conurbação: nesse caso fica meio fora do contexto apenas "pequena
conurbação", o termo que usei foi "acesso a pequena conurbação isolada". A
ênfase está em "isolada", ou seja, um distrito ou concentração rural que
não seja caminho para outro município.

Paralela: imaginei uma cidade populosa com um caminho mais utilizado e um
caminho alternativo.

> Foi muito bom marcar as coisas ambíguas em
> vermelho no fluxograma para guiar o debate, mas eu marcaria algumas
> coisas a mais.

Eu marquei essas coisas a mais com preto! Leia a legenda no fluxograma que
explica minha sugestão. Em preto são características que levam um pouco de
reflexão, em cinza são características físicas (podem ganhar um "predomina"
antes de cada pergunta) e em vermelho são características que devem ser
discutidas por toda a comunidade.

> Acho melhor tentarmos nos concentrar nas características mensuráveis
> da via para minimizar as nossas divergências. Parece que estamos nos
> concentrando na classificação em área não-urbana, então vou considerar
> apenas isso a seguir.
>
> Parece que todos concordam que uma "motorway" precisa ter 2 pistas,
> acostamento, canteiro central, e (eu defendo) a alta velocidade. Se
> faltar alguma dessas coisas, o máximo que ela poderia ser é "trunk".

Não concordo em colocar na mesma medida acostamento com falta de
cruzamentos! E falta de canteiros centrais em pequenos trechos não faz a
via deixar de ser motorway como um semáforo faria: isso é uma convenção
global no OSM.
Não seria bom senso chamar a Ponte Rio-Niterói de trunk, aquilo é
claramente uma motorway, apesar de não ter acostamento (já teve inclusive
no passado).
Em "restrições?", eu pensei nisso: "semáforos, lombadas e/ou cruzamentos?"
(com resposta invertida, claro)

> Para ser trunk, o Gerald e o Pedro parecem concordar que teria que ter
> tudo isso exceto o canteiro central, e eu dispensaria a alta
> velocidade também. (Em meio urbano, no entanto, uma trunk seria de
> velocidade superior (80 km/h) à das avenidas principais (60 km/h) para
> corresponder à definição no wiki.)

Isso faria com que as primárias do Gerald que fossem duplicadas e
> tivessem acostamento se tornassem "trunk" e concordaria com os
> fluxogramas do Pedro.
>
> As primárias, então, seriam parecidas com as trunk, mas de pista
> simples e com acostamento. Temos que pensar se o acostamento teria que
> ser contínuo ou se aceitaríamos a sua ausência se houver refúgios com
> certa frequência.

Perfeita sua colocação. Se fôssemos considerar tudo ao pé da letra iríamos
restringir ainda mais as rodovias e tudo seria secondary, a não ser perto
das regiões metropolitanas. Por isso que em cada característica física
(marcada em cinza nos fluxogramas), deve-se perguntar se a característica
predomina e não se ela é completamente absoluta na via em questão. Isso com
exceção em motorways, que o carregamento 2x2 deve prevalecer sempre.

> As secundárias poderiam ser as duplicadas sem acostamento. Isso
> indicaria que ainda comportam bastante tráfego mas não foram tão bem
> projetadas e podem oferecer alguns riscos. Nesse grupo entrariam
> algumas estradas de praticamente todos os níveis administrativos.
>
> (Acho que alguns prefeririam inverter essas duas definições anteriores
> de acordo com o que acharem mais importante, segurança ou volume de
> tráfego.)
>
> As terciárias seriam então as de pista simples sem acostamento e
> pavimentadas.

Eu acho que dessa forma vai ficar muito destoante do resto do mundo. O
acostamento não é fator decisivo.

> As não-classificadas (unclassified) seriam as de pista simples não
> pavimentadas e largas o bastante para fluxo de veículos nos dois
> sentidos em quase todo o seu percurso. Seria uma via que bastaria
> pavimentar (sem ampliar) para se tornar terciária.

Excelente. A não ser quando liga dois municípios, aí é tertiary. Acho que
vocês estão levando muito em consideração as caracterísiticas físicas! Para
isso servem as tags lanes, shoulder, surface... A tag highway é
primariamente para HIERARQUIA.

> Por fim, sobrariam as trilhas (track) que seriam as de pista simples,
> não pavimentadas, onde apenas 1 veículo pode passar por vez.

Gostei da definição. :)